O ganadeiro Engº Jorge de Carvalho, recebeu na Praça de toiros José Marques Simões em Arruda dos Vinhos, a Academia de Toureio do Campo Pequeno e a Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita, com vista à participação numa tenta.
Dona de um prestigiado efectivo, a ganadaria Jorge de Carvalho fundada em 1969 com vacas de Camarate e um semental Lopes Branco, conta hoje com sementais de Oliveira e Irmãos, entre outros.
Uma vez encerrada a temporada tauromáquica, é tempo de trabalhar no defeso o que pode ter várias conotações, como fomentar a discussão de temas em colóquios, reavaliar a prestação demonstrada em 2012, e claro está, perspectivar a época seguinte.
Naturalmente, a próxima época e as seguintes são projectadas a longo prazo, o que no caso de uma ganadaria exige uma prévia e cuidadosa selecção dos exemplares, habitualmente avaliados em rigor numa tenta.
Foi precisamente o que ocorreu, dia 12 de Novembro, uma tenta como propósito de realizar uma selecção de fêmeas, proporcionada pela ganadaria Jorge de Carvalho, que contou com a participação de José Luís Gonçalves e Luís Vital Procuna na companhia dos seus pupilos e fieis seguidores.
Durante cerca de três horas, e com uma temperatura muito pouco convidativa, foram tentadas seis vacas com uma média de idades de cerca de dois anos, que ofereceram momentos de toureio muito agradáveis.
Destaca-se na participação deste tentadero a presença de Manuel Dias Gomes, um valoroso novilheiro que vem junto da mestria de Gonçalves e Procuna enriquecer as ganas de toureio dos mais novos.
Numa clara mensagem de transmissão de ensinamentos, Luís Procura a duo com o bandarilheiro Júlio André dirigiram os jovens toureiros da Moita de forma entusiasta, o que veio a resultar numa boa actuação dos mesmos. Foi evidente o sentido de toureio, a proximidade com a técnica e o salero de alguns elementos, dos quais não podemos deixar de referir a Paula que se esmerou e brilhou nas bandarilhas.
Pelo Campo Pequeno, José Luís contou com o desempenho de jovens com outra postura, outra experiência.
Jovens que revelam grande potencial, jovens que já sabem ler o oponente e que se empregam de forma sentida. Seria cruel, não fazer algumas referências. A paixão do Peseiro é transparente, de facto este Diogo é um destemido e tenta conjugar a técnica com a atitude em tudo o faz, o Ruben e o Martinho estiveram bem com a regularidade que se quer para diminuir o erro, mas bem, assim como, o Sérgio que recebeu do seu mestre um elogio; “boa brega!”
Cheirou a profissionalismo nesta tenta.
Ana Paula Delgadinho