O Grupo Tauromáquico Sector 1 promoveu recentemente o seu 3º Curso de Formação Taurina, com as aulas teóricas a decorrerem nos passados dias 9 e 16 de Março e terminando no passado sábado, dia 13 de Abril, com uma visita didáctica à ganadaria Dr. António Brito Paes.
O dia não poderia ter sido mais agradável, a maioria dos alunos pode estar presente e foram recebidos com a conhecida hospitalidade alentejana, num cenário de sonho para quem ama o campo e o quer conhecer.
A estrada de terra batida, de cor ferrosa, que conduziu o grupo até ao portão convidava ao despertar para passear no campo. E não tardou sem que tal acontecesse. Assim, que se passam os portões da ganadaria, é-se brindado com a visão de alguns dos seus sementais, imponentes e felizes na sua vida perfeita, no seu ecossistema, aguardando visitas como as daquele grupo taurino.
O verdadeiro monte alentejano, uma casa de barra azul forte e brilhante no alto de um cume, ladeado por um marco geodésico, fica junto às cavalariças e às casinhas de campo. E é numa sala tertuliana em telha vã, que os alunos do Sector 1 são recebidos para aprenderem um pouco mais, desta feita, sobre a selecção naquela ganadaria.
A saída para o campo é feita no atrelado de um tractor, com fardos de palha cobertos por mantas com o ferro da casa: avançamos para passar os portões que guardam o efectivo desta ganadaria, para se avistar vacas bravas com os seus bezerros – dois deles nascidos nas últimas horas -, novilhos, touros sementais e, como a cereja no topo do bolo, o curro reservado para a corrida de Setembro no Campo Pequeno. Que está imponente e elegante.
Depois de uma manhã passada no meio destes animais, donos e senhores do campo, o almoço foi na sala da tertúlia da ganadaria, para depois se seguir um treino dos cavaleiros da casa, António e Joaquim Brito Paes. Onde até ao final do dia, os alunos puderam partilhar de momentos diários na vida de um toureiro.
Sílvia Del Quema
