Como já é tradição todos os anos se procede a uma novilhada para jovens talentos na bonita praça de Montemor, este ano contou com António Prates, Luís Rouxinol Jr., Francisco Núncio, Mara Pimenta e António Núncio, nas jaquetas contamos com os grupos de Montemor e de Évora e 5 novilhos/toiros da Herdade do Poço da Rua. Assistimos a este espectáculo com cerca de meia casa.
António Prates andou desembaraçado frente a um novilho reservado. Luís Rouxinol Jr. esteve em tarde de azar, começou pelo seu novilho ter de ser devolvido por problemas numa pata e um corno partido. Fechou a tarde com uma lide em que aplicou labor. Francisco Núncio também se teve de se arrimar para mostrar ofício e aplicou-se para enfrentar um novilho com génio. Mara Pimenta veio com ganas mas o seu novilho também não permitiu a lide que desejaria. António Núncio andou esforçado com o único novilho que se deixou tourear melhor. O jovem arrecadou o Prémio.
Pelo Grupo de Forcados de Montemor foram caras Vasco Carolino e Diego Caeiro que pegaram ambos ao primeiro intento. Diego Caeiro arrecadou o Prémio em disputa com uma valorosa pega. Luís Maria Valério pegou o último novilho, extra concurso ao segundo intento com também uma pega valorosa. Grupo de Forcados de Évora foram caras Gonçalo Rovisco e Afonso Mata e pagaram ambos de primeira. Os novilhos Herdade do Poço da Rua não serviram a sua função pelo motivo de terem sempre demonstrando mansidão e muita querença nas tábuas.
Fechou a tarde um espectáculo de variedades taurinas em que foi largada uma vaca para o grupo infantil de Montemor.
Sónia Conceição
