As Festas do Barrete Verde e das Salinas começam hoje e prolonga-se até ao próximo dia 12 de Agosto.
Fomos a Alcochete entrevistar o empresário da praça de toiros de Alcochete, António Manuel Cardoso “Néné”, que realiza quatro espectáculos tauinos durante estas festas.
António Manuel Cardoso Néné é um dos empresários mais antigos em actividade, há quantos anos leva a Praça de Toiros de Alcochete?
Sou empresário da Praça de Toiros de Alcochete desde 1981 com dois anos de interrupção.
Nunca se sentiu injustiçado, pelo público de Alcochete?
Não, pelo contrário, é um público que acredita no meu trabalho, na minha credibilidade como empresário e que sabe que a essência da Festa “o Toiro” está sempre presente e por vezes me tem incentivado imenso, por isso Alcochete é uma vila muito taurina onde a festa tem outro sabor!
A Feira Taurina de Alcochete é uma das mais importantes do país, tal como no ano passado é composta por quatro espectáculos, acha que no futuro, seria suportável aumentar no número de espectáculos taurinos pela Feira?
Quando peguei na Praça de Toiros de Alcochete só se realizava uma corrida de toiros e um festival, hoje já organizo cinco corridas formais e duas novilhadas, por tudo isto penso que o número de espectáculos anuais tem aumentado substancialmente na Feira. Penso que está com os espectáculos exactos e que os aficionados já têm na sua agenda para estarem presentes nos dias dos espectáculos.
Em qual das corridas desta feira tem mais ilusão?
Claro que será em todos os espectáculos, porque quando monto um espectáculo é sempre na mesma ilusão.
Houve algum toureiro que tenha tentado trazer este ano que não tenha conseguido contratar?
Existiram contactos com alguns toureiros que não estão presentes, por diversos motivos, assim como os que vão estar presentes, não abdico do Toiro.
A Toiros e Tauromaquia sempre apostou no “Toiro-Toiro” para Alcochete, este ano vai-se manter essa politica?
Tanto em Alcochete como nas outras Praças que a Empresa gere a aposta principal é sempre no Toiro-Toiro.
A maioria dos toiros a serem lidados este ano em Alcochete são de origem espanhola, vindo duas ganadarias na corrida do dia 10 e três ao concurso de ganadarias do dia 8, esta decisão teve a ver com a vertente financeira ou pensa que também trará prestígio a Alcochete trazer ganadarias espanholas, como Conde de la Corte, Campos Peñas e José Luís Pereda, entre outras?
Penso que o intercâmbio Luso-Espanhol tem que ser cada vez mais forte e trazer ganadarias de renome a Portugal é importante, assim como as nossas ganadarias continuarem a ser lidadas em Espanha.
O Município de Alcochete tem dado algum apoio significativo à sua empresa?
O Município de Alcochete tem dado o apoio possível em defesa dos valores culturais do nosso país e neste caso particular do nosso concelho, senão veja, este ano realizou-se a I Corrida do Município, que vai ter continuidade, além do mais o Município tem consciência da importância para o concelho das corridas de Toiros. Não é o caso de Alcochete, mas os políticos, tem de uma vez por todas de dar a cara e defender os pergaminhos culturais do nosso país e não só usarem-se deles.
Este ano vai acontecer o insólito de coincidir uma corrida em Alcochete à mesma hora que estará a decorrer outra corrida de toiros e, Lisboa, as duas empresas não podiam ter chagado a um consenso, e tentar resolver a situação?
As festas de Alcochete têm calendário há mais de 75 anos e as suas corridas são marcadas nessa altura, mas em Lisboa não vai haver corrida nenhuma na mesma hora de uma corrida em Alcochete, mas sim uma novilhada. Enfim o que dá-me que pensar é que nunca aconteceu essa coincidência, este ano é porque? Não sou eu que vou responder.
Quer deixar uma mensagem para os aficionados de Alcochete?
A única mensagem que posso deixar é que os esperamos nesta feira do Toiro-Toiro mais um ano com o mesmo orgulho e sentimento de fazermos as coisas bem feitas e que as gentes alcochetanas cá estarão para os receber de braços abertos, como é usual na nossa Terra, portanto todos os caminhos vão dar a Alcochete de 6 a 12 de Agosto, para se deliciarem com boa gastronomia, bons espectáculos musicais, tradicionais largadas de toiros e a fabulosa feira do Toiro-Toiro, nas tradicionais festas do Barrete Verde e das Salinas.
