A primeira praça do país foi o palco escolhido pelo colombiano JACOBO BOTERO para a sua alternativa em mais uma noite de casa esgotada.
Jacobo, foi sem dúvida o protagonista da noite. Compunha cartel Rui Fernandes, Diego Ventura e Jacobo Botero com os grupos de forcados Amadores de Alcochete e do Aposento da Chamusca com toiros da Ganadaria António Charrua.
Foi com um “Tordo” com 490 kg., nobre e voluntarioso que o jovem colombiano Jacobo Botero Nieto recebeu a alternativa pelas mãos de Rui Fernandes, momento emotivo para ambos. Começou da melhor forma, colocou um comprido numa porta gaiola vibrante levantando bancadas. Com a emoção ao rubro esteve correcto nos curtos com ferros de excelente qualidade, citando de praça a praça e de frente para o seu oponente. Deu duas merecidas voltas ao ruedo. No sexto da noite, embora o seu oponente não fosse tão voluntarioso teve uma lide correcta com bons momentos, rematando com um violino. O jovem em noite de festa a deixar grande ambiente.
Rui Fernandes andou bem no seu primeiro com compridos de boa nota continuou bem nos curtos, ladeou e protagonizou bons momentos. No seu segundo infelizmente um toiro com muito pouca força após ter caido por várias vezes o director de corrida resolveu devolve-lo aos curros, ficando assim a lide dada por terminada.
Diego Ventura com igual pouca sorte não conseguiu brilhar, após também o toiro que lhe calhou em sorte cair com falta de força em plena arena tendo também ficado inutilizado e dando assim por terminada a sua lide. No seu segundo previa-se também o pior mas o diestro tirou o melhor que o seu oponente tinha, colocando uma boa série de ferros curtos e andou voluntarioso com os seus conhecidos ladeos, muito do agrado do público presente.
Resolveu a empresa oferecer o toiro sobrero aos dois cavaleiros a quem os toiros foram devolvidos aos curros. Rui Fernandes e Diego Ventura tourearam em ambiente de apoteose um toiro numa lide a duo, os dois cavaleiros estiveram em sintonia e protagonizaram uma lide alegre e com bons momentos fechando assim em bem a noite.
Pelo Grupo de Forcados Amadores de Alcochete pegou o primeiro da noite o Cabo Vasco Pinto de primeira. O quinto da noite calhou a Fernando Quintela que também consumou a pega ao primeiro intento.
O sétimo toiro foi pegado a duo, situação não muito usual, os dois grupos dividiram a pega e foi cara Joaquim Quintela que consumou á segunda tentativa.
Pelo Grupo de Forcados da Chamusca o segundo da noite foi cara Franscisco Souto Barreiros que consumou ao segundo intento e Francisco Montoya pegou o sexto da ordem de primeira.
No que toca aos toiros da Ganadaria António Charrua foram bem apresentados mas muito fracos de forças, tendo inclusivamente dois dos quais que não conseguiram cumprir a sua função.
Sónia Conceição
