Realizou-se este Sábado que passou a mais que merecida homenagem a D. José João Zoio.
Há que aplaudir o esforço e empenho da parte da comissão executiva (A. Vasco Lucas, J. Carlos Amorim, J. Ferreira Paulo e J. Pedro Bolota) desta homenagem e de todos os intervenienetes: Cavaleiros: Manuel Jorge de Oliveira e António Brito Paes, Joaquim Bastinhas e Marcos Tenório; António R. Telles e Manuel Telles Bastos; Rui Salvador e Duarte Pinto; João Salgueiro e Salgueiro da Costa; Gilberto Filipe e Manuel Lupi, e os Grupos de Forcados Amadores de Santarém, de Lisboa e de Alcochete.
Encantos do Montijo —»
A Corrida de Toiros —»
Participaram ainda nas cortesias seis grandes figuras do toureio mundial; Álvaro Domecq, José Samuel Lupi, José Cortes, Luís Miguel da Veiga, Frederico Cunha e Emídio Pinto que quisseram estar presentes e actuar graciosamente para homenagear o falecido colega de lides.
Infelizmente o público não se sentiu tentada a ir até ao Montijo homenager um dos últimos heróis da tauromaquia nacional, e a bonita praça de toiros Amadeu Augusto dos Santos não se preencheu com mais de um terço de casa.
No intervalo foi oferecida uma lembrança a todos os intervenientes.
Lidou-se um imponente curro de toiros da ganadaria de Ruy Gonçalves que deram bom jogo no geral.
Toda a corrida foi lidada a duo, onde todos se entregaram dando o seu melhor, cada um ao seu estilo, destando-se pela positiva alguns bons momentos de António Telles e Telles Bastos no conceito de lide a duo, três bons ferros de Rui Salvador e outros tantos de João Salgueiro, dois bons curtos de Duarte Pinto e ainda um ferro de arrepiar de Salgueiro da Costa.
Pela forcadagem pegaram pelos de Santarém Luís Sepulveda à primeira e António Imaginário à quinta tentativa.
O Grupo de Lisboa pegou Pedro Maria Gomes à terceira e João vasco Lucas à terceira após ter dobrou Gonçalo Maria Gomes.
Pelos Amadores de Alcochete pegou Luis Saramago à terceira e Hugo Silva à segunda.
