
A reunião de júris para a atribuição da XI edição dos Troféus Nacionais da Revista Equitação teve lugar no passado dia 7 de Outubro, no Hotel Vip Inn Berna, em Lisboa.
A reunião foi presidida pelo Director da publicação, Francisco Cancella de Abreu, tendo integrado o colectivo de júris os nossos prestigiados colaboradores e Membros do Conselho Editorial, Dr. Domingos da Costa Xavier, Prof. João Pedro Gorjão Clara, Cor. Joaquim Arnaut Pombeiro, Cor. José Miguel Cabedo, João Bagulho, Dr. Joaquim Duarte Silva, Dra. Antonieta Janeiro, Dr. João Carrinho, Dr. João Paulo Marques, Dr. Manuel Heleno, Dr. Bruno Caseirão, e os convidados Carlos Lopes, Cor. Francisco Camacho, Dr. Vasco Oliveira Santos e eu próprio.
De salientar, uma vez mais, que os Troféus Nacionais da Revista Equitação foram instituídos com o objectivo de galardoar personalidades e/ou entidades que se tenham distinguido nas áreas equestre e tauromáquica, ao mesmo tempo que assinalam o aniversário da nossa revista que em 2010 completa 15 anos de idade, desde que foi dada à estampa pela primeira vez em Novembro de 1995, por ocasião da Feira Nacional do Cavalo.
Assim, entendeu o júri da revista atribuir o galardão maior – Troféu Carreira – a Paulo Caetano (foto 1), procurando deste modo evidenciar o trabalho desenvolvido pelo cavaleiro tauromáquico, que este ano celebra 30 anos de alternativa, e em simultâneo a sua importância como criador de cavalos e de toiros, extensivo obviamente a toda a sua actividade de dirigente e lúdica. Trata-se de distinguir uma personalidade de carácter excepcional que é referência no mundo equestre e da tauromaquia.
Na Competição, o júri não hesitou em utilizar a prerrogativa de atribuir dois troféus nesta categoria, sendo que um vai para Mafalda Galiza Mendes (foto 2), sobretudo pelo brilhante desempenho na Taça do Mundo de Dressage de Jovens Cavaleiros, onde obteve a medalha de bronze, mas também por toda a qualidade evidenciada nas provas em que participou, sempre com excelentes resultados.
O outro troféu vai para a luso-brasileira cavaleira de obstáculos Luciana Diniz (foto 3) que, com os seus percursos tem contribuido decisivamente para o aumento do número de vezes que a nossa bandeira sobe ao ponto mais alto do mastro ao som da Portuguesa em diversas competições internacionais, feito que o júri entendeu sobejamente relevante para a atribuição desta distinção.
Por outro lado, o jovem António Simões (foto 4), de apenas 16 anos de idade, vai receber o Troféu Revelação em virtude dos resultados e respectivos desempenhos que tem vindo a obter na modalidade que pratica, a Atrelagem. Importa referir que, recentemente, António Simões competiu em pé de igualdade com os melhores e mais experientes condutores pois, como é sabido, não existem mundiais em Atrelagem para escalões mais novos, e bateu-se com elevada competência tendo-se classificado em 28.º lugar em Singulares no Campeonato do Mundo da disciplina.
Na Tauromaquia, o júri decidiu prestar um preito de homenagem ao Dr. Joaquim Grave (foto 5) por uma vida de total dedicação aos toiros, quer na criação ou na promoção e defesa da Festa, sendo inquestionavelmente uma figura de proa e de elevada importância no panorama da tauromaquia nacional que este ano vamos ter a honra de poder distinguir com um dos nossos troféus.
Numa altura em que celebra a passagem pelo seu primeiro centenário, a nossa revista não podia deixar de galardoar a principal agremiação equestre do país com o Troféu de Mérito, a Sociedade Hípica Portuguesa (foto 6). Com este prémio pretendemos não só dar a conhecer mas também reconhecer o esforço e a dedicação que diversas personalidades ao longo dos tempos colocaram ao serviço daquela instituição fundada em 1910.
Por último, a Criação Nacional, troféu que, por unanimidade, o júri decidiu não atribuir em virtude de não encontrar quem se tenha evidenciado dos demais para que fosse um justo credor do mesmo. Esperamos que este seja um ano de excepção à regra e que em breve possamos encontrar muitos motivos para distinguir os criadores nacionais.
A finalizar, resta acrescentar que a cerimónia de entrega de prémios está marcada para a Sexta-Feira, dia 12 de Novembro, pelas 21 horas, no Largo do Arneiro no decorrer da tradicional e secular Feira de S. Martinho, na Golegã, este ano com o alto patrocinío da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas do Governo dos Açores
