Os anti-taurinos realizaram ontem (09/08/2015) uma manifestação nas imediações da praça de toiros de Alcochete, dentro do recinto da feira e pouco tempo antes da corrida agendada para as 18h00.
O grupo de pessoas, munido de megafones e de cartazes, ofendiam continuada e reiteramente a honra dos transeuntes, dos artistas, dos aficionados, do público e da generalidade dos visitantes da feira, gritando impropérios a quem passava.
Por mais pacificistas que sejamos nós aficionados e por mais que queiramos ignorar estas pessoas que parecem acreditam que praticam o bem, é difícil aceitar esta constante ameaça e atentados contra a honra.
É do conhecimento comum e geral que as Festas do Barrete Verde e das Salinas estão íntima e intrinsecamente ligadas ao toiro e à tauromaquia.
Daí que, ou os anti-taurinos desconheciam esta óbvia factualidade ou acharam pertinente manifestar-se precisamente nesta feira, onde a tradição e o amor à festa brava é visível e indiscutível.
O direito à manifestação foi reconhecido em 1974.
No entanto, o mesmo decreto-lei que autoriza este tipo de manifestação salvaguarda a moral, os direitos das pessoas singulares e a ordem e tranquilidade públicas.
Ou seja:
Nenhuma manifestação deste tipo deve ser autorizada nestas condições.
Primeiro, porque apesar da suposta «paz», os anti-taurinos não se eximem a tecer comentários ofensivos da moral, do bom nome e da honra das pessoas que, no uso da sua liberdade, se encontram numa feira ou a entrar num espectáculo que é legal, conforme ao direito, aos usos e costumes!
Segundo, porque a presença destes anti-taurinos, com os seus megafones e cartazes ofensivos é susceptível de perturbar grave e efectivamente a ordem e a tranquilidade públicas, e, do mesmo passo contrária à lei – por colidir com o livre exercício de direitos de outras pessoas.
Terceiro e acima de tudo – o BOM SENSO, dita-nos que, nestas circunstâncias concretas, por melhores que se julguem as intenções dos ditos anti-taurinos, os benefícios que dali retiram são evidente, nítida e inequivocamente inferiores aos prejuízos que causam na moral e direitos dos aficionados!
