E para comemorar á séria, e sim, antes de o provar que é a melhor parte, vou só falar um bocadinho da sua história.
Já todos sabemos que vem do tempo dos Romanos, que surge das antigas técnicas de conservação dos alimentos, dos benefícios que trazem com as suas gorduras boas, só porque nutrição está na moda, etc etc..
Podia falar do Presunto de Parma, do Presunto de Chaves, e até mesmo do Jamon Iberico de bellota, recebo ou cebo, mas não… Vou mesmo falar do melhor Presunto do Mundo, o de Barrancos!!!
Shhhhhhhhhhhhhhh, não contem a ninguém, mas agora vou contar-vos como nasce este hino á nossa Terra.
Ahhhhh, aqui tratamos tão bem dos nossos porcos, não uns porcos quaisquer, porcos pretos de raça alentejana, claro!
Até ao seu abate, são os reis do montado! Comem bolotas até ao seu abate, e aí começa a ser talhada a obra de arte, com uma cor entre o rosa e o vermelho púrpura, sabor suave, pouco salgado, macio, deliciosamente estonteante no palato!!
E como somos dos únicos a fazer presuntos sem fumeiro em Portugal? Microclima! Frio no Inverno e um calor abrasador no Verão, e humidade perfeita para este fim.
Em 1995 fomos reconhecidos, finalmente somos D.O.P., os Presuntos de Barrancos são marcados a fogo com a cruz da Ordem de Avis.
Barrancos, que linda terra, para uns, no fim do mundo, para outros a melhor terra do mesmo mundo. Não serve de desculpa a distância (gente de toiros está habituada a fazer kms por “vestir a camisola”), e que a estrada é má (anos a tentar que não fiquemos esquecidos na ponta de Portugal, mas os governos e as Infraestruturas de Portugal não têm sido nossos amigos).
Posto todo este mérito e alarido em torno do Rei da Festa, alguém houve, megalómano talvez, corajoso por certo, que contra muitos “nãos”, decidiu “inventar” um Parque de Feiras com propósito principal, fazer de Barrancos, A Capital do Presunto, com a sua Feira Anual, e com marca registada.
Pois é, e já tivemos Festivais Taurinos e tudo, mas vários factores levaram a que não se realizasse mais.. Falta de ajudas talvez?
Portanto, a partir de dia 7 de Abril, encontramo-nos por lá, com muita festa, provas, animação e ambiente singular, coisa que nós taurinos tão habituados estamos e tanto gostamos!
Se ainda não estão convencidos, espreitem o Cartaz! Todos a celebrar connosco!

