Tal como já é costume, várias são as centenas de crianças da Ilha Terceira que foram à arena da praça de Angra do Heroísmo para brincar aos toiros e familiarizar-se com a tauromaquia durante a alegre e buliçosa segunda parte da conhecida “Tourada das Crianças”, celebrada na manhã de hoje.
Crianças de todas as idades, desde os jardim de infância às escolas primárias, sentaram-se nas bancadas acompanhadas dos seus professores ou pais, para contemplar, primeiro uma demonstração equestre da Quinta do Malhinha, e depois a lide de novilhos das divisas de Francisco Sousa e Rego Botelho, que estiveram a cargo, com notável resultado do cavaleiro praticante Francisco Correia Lopes, e o do bezerrista sevilhano Uceda Vargas.
O novilho de cavalo também foi pegado com efectividade pelos forcados do grupo juvenil de amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, mais em concreto por Carlos Miguel, João Vieira e Bernardo Belerique. O grupo depois também colaborou no espectáculo infantil do empresário espanhol Ignacio Ríos “Vamos Brincar aos Toiros”.
Chegado o momento, além de haver recortes e pegas às taurinas e aos toiros insufláveis que percorreram toda a arena, os mais pequenos tiveram a oportunidade de se vestirem de toureiros, picadores e cavaleiros para simular uma lide completa, assessorados pelo cavaleiro Manuel Ribeiro Telles e pelo novilheiro Uceda Vargas, quem lhes indicaram as formas de executar as distintas sortes de toureio.
E uma vez concluída a diversão, as crianças açorianas tiveram a oportunidade de tirar fotografias e recolher autógrafos dos toureiros com o entusiasmo que fariam com qualquer dos seus ídolos do desporto.
Em resumo, a Tertulia Tauromáquica Terceirense continuou a semear com este, já largo e exemplar trabalho de promoção, semeando firmemente para um futuro taurino que, de esta forma, promete-se muito esperançoso neste privilegiado paraíso açoriano no meio do caminho entre Europa e América.
