E mais um Agosto chega, mais uma “Feira de Barrancos”, aquela que faz tremer nos dias antes, a que faz com que se contem os dias até começar!
Com início a 28 de Agosto, com o dia religioso, que culmina na manhã seguinte com o encerro dos toiros para a primeira corrida da tarde, terminam os festejos no dia 31. Há uma magia especial nestas festas, e não só pelo trabalho que deu manter a parte taurina, mas pela união, ambiente e especificidade das mesmas.
É preciso honrar a excepção conseguida para estes 3 dias, em que esta é a única Terra onde se podem matar os toiros depois de lidados. Como taurinos, urge unirmo-nos em defesa de todas as tradições, mais específica neste caso, ou mais generalistas pelo resto do País. Só assim, conseguiremos manter o nosso “Mundo taurino”.
Com espetáculos na Praça á noite, bailes míticos e esfusiantes no Quintalão até ao nascer do Sol, a culminar com uma açorda numa das Sociedades enquanto se espera pelo encerro dos toiros pelas 8h00 da manhã. Todo um ritual quase cerimonioso de “obrigações” que todos fazemos com um gosto tremendo que nos faz esquecer cansaços e horas em dívida á cama.
Para quem nunca foi, seria preciso um roteiro, “oficial” e “não oficial”, mas por agora ficamo-nos pelo oficial, cujo cartel das corridas foi já divulgado.
Às 18h00 entra a banda na praça, depois dos banhos característicos, com as pessoas já devidamente “arrumadas” nos tabuados, e aí começa o espetáculo.
Dia 29, toureia “Guerrita Chico”, nascido em Cali (Colômbia) em 08.08.1982, aí tomou a alternativa em 2001, vendo esta confirmada em Madrid, 2014. Já tinha toureado em Barrancos antes, portanto não é uma estreia.
Para o segundo toiro, Fernando Beltrán , Valenciano, nascido
a 04.05.1988, aí debuta em 2010.
Para Dia 30, Serafín Marín, nascido em Montcada i Reixac (Barcelona) a 05.05.1983. Tirou alternativa em Barcelona a 04.08.2002 , tendo esta sido confirmada em Madrid em 2003.
Gostamos de pessoas que defendem causas, as suas, com unhas e dentes. Como bem sabem, é o único matador Catalão que ainda está no activo, e que tanto lutou para que a Monumental de Barcelona não fosse encerrada…
Para o segundo da tarde de 30, temos David Galán, nascido em Fuengirola (Málaga) a 29.03.1985. Tirou a alternativa em Málaga a 15.08.2005.
Por fim, dia 31, Christian Canano, nascido em Salamanca 05.11.1994, fez o seu debut em público a 21.07.2012, lida o único toiro da tarde. Segue-se depois uma vaca para o público brincar.
Como sempre, o nosso amigo Joaquim Grave, nos brinda e honra com os seus toiros.
Serão dias de muita festa, muitos reencontros e afición por esta terra Raiana.
A partir de 28 de Agosto, encontramo-nos todos por lá, com muita animação, ambiente singular, numa da mais tradicionais e típicas festas do País.
Já chêra a Fêra!!!
