Foram apresentados ontem no Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. Salientando-se a presença do jovem matador de toiros peruano Andrés Roca Rey, triunfador assíduo nas suas atuações dos últimos dois anos de ambos os lados do Atlântico, este é, assim, uma das notas mais destacadas dos cartéis da próxima feira das Sanjoaninas na Ilha Terceira.
O presidente da cidade de Angra do Heroísmo Álamo Meneses, e Arlindo Teles presidente da Tertúlia Tauromáquica Terceirense instituição organizadora da feira, deram a conhecer os quatro festejos da Feira Taurina de São João, que este ano têm um carácter muito internacional, com a presença de matadores de toiros e cavaleiros de quatro países distintos, e ainda um grupo de forcados californianos.
A feira terá início no dia de São João, domingo 24 de junho às 18H30, com uma corrida de toureio a cavalo que comemorará o 45º aniversário do grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, corrida de toiros em que o cabo Adalberto Belerique se irá despedir após 17 anos de liderança de grupo. Os hastados pertencentes às dividas de Ascensão Vaz e João Gaspar, e irão tourear os cavaleiros Tiago Pamplona, João Moura Jr. e Francisco Palha.
Dois dias depois, na Terça-feira 26, às 20h00, será a primeira das corridas com presença do toureio a pé, com a participação do sevilhano Daniel Luque, triunfador da feira de 2017, o extremanho Tomás Campos e o já destacado peruano Roca Rey, que lidarão reses da divisa local de Rego Botelho, de ascendência Jandilla.
Vítor Ribeiro, João Moura Jr. e João Pamplona são os cavaleiros que compõem o cartel do festejo de sexta-feira dia 29 de junho, o já tradicional Concurso de Ganadarias, pelas 20h00. Nessa tarde estão anunciados toiros das divisas insulares de Rego Botelho (Jandilla), José Albino Fernandes (Santiago Domecq, via Falé Filipe), João Gaspar (Murube) e Francisco Sousa (Atanasio e Pinto Barreiros), junto aos das continentais de Ascensão Vaz (Torrestrella) e Falé Filipe. Nas pegas partilham cartel os forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e os californianos Amadores de Merced e será abrilhantada a corrida pela Filarmónica de Chino Valley D.E.S. Club.
O ciclo irá encerrar no domingo, 1 de julho com uma corrida mista onde, com toiros de José Albino Fernandes, repetirá o cavaleiro Vítor Ribeiro, juntando-se ao cartaz os matadores Manuel Escribano e o venezuelano Jesús Enrique Colombo. Nessa tarde também irão actuar os forcados locais do Ramo Grande nos toiros de cavalos. Este festejo começará às 18h30, hora local.

Além dos festejos maiores, haverá espaço para a celebração da já famosa “corrida das crianças”, um espetáculo a que assistem milhares de crianças dos colégios da ilha. Haverá também a inauguração de grande monumento de homenagem aos forcados junto à entrada principal da Praça de Toiros Ilha Terceira antes da corrida do dia 24 de junho, destacando o 45º aniversário dos Forcados Amadores da TTT e da própria direção da Tertúlia Tauromáquica Terceirense pelo empenho e dedicação para que fossem possíveis tais acontecimentos.
Os membros da Tertúlia Tauromáquica Terceirense esperam pela continuação de uma boa afluência de público aos espetáculos, tal como tem vindo a ocorrer em feiras anteriores, incluindo os grupos de aficionados organizados em grupos (tertúlias) oriundas de outras regiões de Portugal, França e Espanha, atraídos pelos festejos, bem como pelos diversos atrativos turísticos do local privilegiado que são os Açores, em especial esta Ilha Terceira, a ilha mais taurina do Atlântico.

