O mano-a-mano entre Francisco Palha e Luís Rouxinol Jr, que criou tanta expectativa, não gorou ninguém que fosse, no passado dia 27, ao início da temporada na Monumental de Coruche. Ambos cavaleiros estavam empenhados e entregues. Os touros levantaram a dificuldade natural ao seu encaste, permitindo por isso uma boa tarde de toureio.
Quem saiu mais triunfador? É difícil apontar, os dois andaram por cima do touro, os dois tiveram dois touros que não permitiam grande lide, os dois entregaram-se e deram a desfrutar, os dois tiveram grandes momentos de cravagem e de brega e remataram cuidadosamente as suas sortes.
A casa estava mais de meia e além da emoção do cartel de cavaleiros e do curro de poder, havia ainda o aliciante troféu Carlos Galamba para o Melhor Ajuda, estando dois grupos com ligação a Galamba na arena: Lisboa e Coruche, capitaneados, respectivamente, por Pedro Maria Gomes e José Macedo Tomás.
Francisco Palha, conseguiu gerar três lides mais equivalentes, sendo que apenas no seu primeiro touro teve menos sorte e não pode luzir tanto. Enquanto Rouxinol Júnior teve mais problemas com o seu segundo touro.
O quinto touro da tarde foi o mais extraordinário, e foi lidado por Palha. Mas tanto no terceiro como neste, o ginete esteve forte no seu toureio, deixando lides bem ligadas e uma arte equestre muito presente. Protagonizou uma sorte gaiola elegante e no último que lidou teve cravagens monumentais.
Luís Rouxinol Jr teve no primeiro oponente um belo touro, que deu bom jogo, mas depois de não dar volta na segunda lide que executou, o cavaleiro de dinastia arrimou-se com uma bonita sorte gaiola. Infelizmente este touro tinha um píton partido e foi recolhido depois do primeiro comprido, tendo a empresa tido a hombridade de ceder o sobrero. Rouxinol esmerou-se repetindo a sorte gaiola, deixando bons ferros curtos.
Entre as jaquetas de ramagens, o Troféu em disputa foi para João Laranjinho, na quinta pega da tarde, por Coruche. As pegas foram executadas, por Lisboa, João Galamba, à quarta tentativa; Duarte Mira, à segunda e João Varanda, à primeira. Coruche enviou à cara, primeiro, José Tomás, que se fechou à primeira, seguiu-se Fábio Casinha, também à primeira, e fechou praça João Ferreira ao segundo intento.
Sílvia Del Quema
