A primeira corrida dos agricultores do Oeste não foi casa cheia, claramente porque o mau tempo da véspera não ajudou, mas a casa esteve muito bem composta e os três touros de Prudêncio, os três de Charrua e mais um novilho de Passanha deram um bom jogo, apenas o cavaleiro Marcelo Mendes se deparou com um touro de Charrua com vontade, mas que foi retirado da lide por não ter força no membro posterior direito e continuamente cair. Foi pena não ter podido mostrar o seu valor, mas houve quem tenha podido e conseguido: Ana Batista, Rouxinol Jr e António Telles filho marcaram a tarde nas Caldas.
Mas se um dos Charruas saiu por falta de força, o último, lidado por David Gomes, deu volta ao ganadero, o que a meu ver foi descabido. A lide deste toiro foi de destaque pelo trabalho do cavalo ‘Campo Pequeno’, que tem uma elasticidade fantástica, sendo que o cavaleiro ainda precisa trabalhar as suas distâncias, como se pode observar nesta lide com o referido cavalo.
Ana Batista manteve o seu estilo distinto e singrou dos compridos aos curtos, deixando um grande ambiente na arena e uma imagem muito positiva do que é um toureio clássico, com um touro de Prudêncio a pedir contas.
Rouxinol Jr teve uma lide sempre em crescendo, ante o touro mais pesado da tarde: 680 quilos. Esteve sempre correcto na cravagem e com alegria entre ferros, fechando com um par de bandarilhas e um violino de bom nível.
António Telles Filho, marcou a tarde pelo à vontade que, me pouco tempo, tem vindo a ganhar. Está bem com as suas montadas e mostrou-o com uma lida consistente para um jovem praticante.
Rouxinol pai esteve bem, dentro do seu estilo habitual, abrindo uma alegre tarde de touros, fechando com o seu bonito e bem cravado par de bandarilhas.
Manuel Telles Bastos apresentou-se clássico e teve uma prestação correcta e discreta, em que se destacou na escolha das sortes e boa colocação do touro, para depois cravar como deve de ser.
As pegas estiveram a cargo dos grupos de Coruche e das Caldas da Rainha, sendo que por Coruche foram à cara António Tomás, que se fechou à primeira tentativa, Roberto Graça, à segunda e Pedro Coelho, também à segunda e a dobrar Fábio Casinhas que recolheu à enfermaria após quatro tentativas para pegar o touro de 680 quilos. Das Caldas, tivemos na cara dos touros António Cunha, que pegou à segunda tentativa, tal como Lourenço Palha, e Duarte Manuel, ao primeiro intento. De ressalvar o gesto simpático do grupo de Coruche que cedeu o último touro (o novilho era o sétimo a ser pegado), depois de o grupo das Caldas ter ficado sem touro com a recolha da rês de Marcelo Mendes.
Sílvia Del Quema
