Sílvia Del Quema
Uma verdadeira boa tarde de touros, a que se passou a 1 de Setembro em Montemor-o-Novo. O curro bem apresentado de São Torcato, cavaleiros jovens (João Ribeiro Telles, Francisco Palha e António Prates) com vontade de competir e uma festa pelos 80 anos do grupo da casa.
Ribeiro Telles abriu praça ante um hastado calmo mas bravo, que permitiu uma boa cravagem, destacando-se os curtos em quiebro.
A pega foi executada por António Vacas de Carvalho, cabo do grupo, que brindou à praça e pegou eximiamente ao primeiro intento.
A arena recebeu depois Francisco Palha, uma das figuras desta temporada, que esteve com um touro colaborante, ao qual ficou por cima, com boa cravagem ao estribo e de alto abaixo, em sorte bem bregadas e bem rematadas, a colocar alta a fasquia para o resto da tarde.
A segunda pega da tarde foi realizada ao segundo valoroso intento, por Manuel Ramalho, que se despediu hoje da forcadagem.
Para António Prates saiu um São Torcato mais complicado, o jovem cavaleiro teve dificuldade em focar o oponente no cavalo e a investida foi sempre curta, conseguiu, ainda assim, cravagens correctas e vistosas.
Para a cara do touro foi Francisco Barreto, que se fechou com ele ao primeiro bom intento.
Depois da tradicional fotografia do grupo de Montemor durante o intervalo, João Ribeiro Telles esteve frente a um touro no qual pode mostrar cravagens correctas e além das sortes bem executadas mostrar a alma com que toureia. Desta feita, a pega coube a António José Pina, que se fechou muito bem num touro duro, ao segundo intento.
Dando muito a desfrutar à casa quase esgotada, Palha voltou à praça para lidar um touro colorado com sentido, cravou muito bem, numa lide toda ela de valor, ficando após as duas duas lide como o triunfador da tarde.
Rodrigo Correia de Sá foi à cara deste touro, que deu volta à arena, fechando-se com ele no primeiro intento.
António Prates voltou à arena ante outro colorado, bastante impetuoso, mas que foi de mais a menos rapidamente, não permitindo grande luzimento. A pega que fechou a corrida do 80o aniversário do Grupo de Montemor foi consumada ao primeiro intento por Francisco Borges.
