Transcrevemos na integra a entrevista dada pelo cavaleiro Francisco Cortes à empresa Toiros e Cultura.
Qual a sua expectativa sobre a corrida do próximo dia 13 nas Caldas?
Primeiro devo dizer que é uma enorme honra estar presente nesta corrida. A minha expectativa é enorme uma vez que pretendo estar à altura de tão importante acontecimento. Também a nível geral penso que estao reunidas as condições para uma grande corrida.
O que espera dos toiros, entende esta ganadaria como mais difícil?
Acha que estes toiros com maior sentido e perigosidade?
Espero emoção. Não sei, nem ninguém sabe como vão sair os toiros, mas uma coisa é certa vai haver emoção! Aliás, penso que é o principal pilar onde assenta a festa dos toiros. Uma ganadaria que certamente exige mais dos toureiros uma vez que tem mobilidade e uma certa imprevisibilidade, nunca é fácil de ser lidada nem pegada, por isso alguns se negam a fazê-lo, mas é nestes toiros que se vê quem realmente tem valor e onde os artistas podem fazer história.
Como encara a persistência às vezes ingrata e dura, da linha de conduta dada à ganadaria, que acabou por preservar um património genético único português?
É um património genético que se não fosse esta familia, teria desaparecido e que devia ser apoiado pois não é fácil mantê-lo. Mas infelizmente quem de direito tem muito pouca sensibilidade para este tipo de assuntos, certamente se fosse alguma gravura ou espécie animal que não toiro de lide, estaria a ser alvo de proteção. Penso que devemos cada vez mais preservar o que é nosso, o que é português, pois é isso que nos caracteriza, define e valoriza!
Para si é importante além do que é cada corrida, estar presente e fazer parte de data em que todos esperam ver o renascer da mais antiga ganadaria portuguesa?
Sim e espero contribuir para isso, fazendo desta data uma corrida memorável. Faz falta este tipo de corridas onde o público possa sentir a emoção, infelizmente tão arredada das nossas praças. Penso que todos, toureiros, forcados e empresa merecemos que o êxito aconteça. Mas sobreudo, a minha amiga e exemplar ganadeira Rita Vaz Cabreira pelo seu empenho e dedicação merece sem dúvida este relançamento da ganadaria, colocando-a en su sítio e mostrando a diferença!
