João Moura Jr foi aquele que alcançou as três lides mais redondas perante os toiros de Francisco Romão Tenório, esta tarde, em Estremoz. O cavaleiro de Monforte está moralizado, bem montado e imparável.
Diego Ventura sobressaiu e de que maneira na atuação do quinto da tarde, numa lide magistral que chegou forte ao conclave, tendo encerrado a sua passagem por Estremoz com um par de bandarilhas (sem rédeas). No final desta lide, o ganadero foi chamado à praça.
Neste festejo, de homenagem ao enorme forcado João Cortes e perante cerca de ¾ de casa (fraquinho), podemos dizer que Moura Jr foi aquele que alcançou o maior êxito pela homogeneidade das suas três atuações, ao passo que Ventura tem a lide da tarde, no último do seu lote.
Os toiros de Romão Tenório serviram para a função, tendo ambos os toureiros mostrado bons pormenores de brega, bons recortes e acima de tudo (na generalidade) bons momentos de toureio ao longo da tarde.
Neste festejo dirigido superiormente por Marco Gomes, pegaram os Amadores de Montemor e de Monforte que não tiveram dificuldades pela frente.
Por Montemor foram solistas os forcados António Cortes Monteiro, Francisco Bissaia Barreto e Manuel Ramalho, todos ao primeiro intento. Aliás, Manuel Ramalho veio a conquistar o troféu João Cortes para a melhor pega.
Por Monforte foram caras os forcadosNuno Toureiro à segunda, João Maria Falcão também à segunda e Rodrigo Russo ao primeiro intento.
Hugo Teixeira
