A catedral do toureio e da aficion portuguesa apresentou a primeira metade do abono deste ano atípico. A temporada vai começar sem que os cavaleiros – geralmente falando – tenham pisado arenas. As duas quadrilhas e os forcados estão pouco toureados ou nada mesmo. E assim arranca a corajosa corrida que abre a feira de Lisboa no próximo dia 30 de julho, desta feita com a empresa Ovação & Palmas, de Luís Miguel Pombeiro.
As datas fo abono são seis e os preços dos bilhetes não sofreram alterações apesar do público estar reduzido para metade.
Todo o cenário imposto não só pelo coronavírus, mas também imposto pelo aproveitamento político dele inerente, gerou um ataque ao futuro da Festa Brava, cuja a abertura do Campo Pequeno para as actividades taurinas representa nova batalha vencida. Digo nova, porque a primeira foi, sem dúvida, a corrida da resistência, em Estremoz, também obra de Pombeiro, e que foi a primeira corrida de touros no mundo depois do confinamento.
Se houvessem prémios votados pelos aficionados para empresário do ano, não duvido que o troféu pudesse ser justamente entregue a outro que não o actual empresário da primeira praça do país.
Assim, temos praça aberta pelas 21:45 do dia 30, com a ganadaria triunfadora do ano passado, Raul Brito Paes, para os cavaleiros Luís Rouxinol, Marcos Bastinhas e Duarte Pinto, com pegas a cargo dos grupos de Santarém e Lisboa.
As datas que se vão seguir são as de 6 e 27 de Agosto; 3, 10 e 17 de Setembro; e 1 de Outubro.
Apresentados estão já os cartéis de dia 6 de Agosto, com a importante corrida que celebra os 20 anos de alternativa de Ana Batista, que comparte cartel com Manuel Ribeiro Telles Bastos e Luís Rouxinol Júnior. Os grupos de forçados serão os de Montemor e Vila Franca de Xira. O curro pertence a Murteira Grave.
A última de Agosto, tem como cabeça de cartaz João Moura Caetano, que se defronta com João Moura Júnior e João Ribeiro Telles Júnior, numa corrida com os mais jovens membros de dinastias taurinas. Pegam os touros de Romão Tenório, os grupos de Évora e Aposento da Moita.
Na segunda metade não poderá deixar de faltar a corrida dos triunfadores e sabe-se já que vão haver corridas mistas e celebrar-se-ão os 70 anos da ganadaria Vinhas.
Sílvia Del Quema
As restantes datas vão sendo divulgadas ao longo da Temporada, conforme os êxitos obtidos, estando já confirmadas as ganadarias Vinhas, que comemora o seu 70º Aniversário, e a ganadaria Veiga Teixeira, havendo também uma corrida mista.
ABONO DO CAMPO PEQUENO

