Grande corrida revista “Lux” com a comemoração dos 30 anos de alternativa do cavaleiro António Ribeiro Telles com uma casa cheia. Compunham o cartel os cavaleiros António Ribeiro Telles, Pablo Hermoso de Mendoza e Miguel Moura com os Grupos de Forcados Amadores de Lisboa e Évora com um curro da Ganadaria Passanha.
António Ribeiro Telles que comemorou os seus 30 anos de alternativa concedida nesta mesma praça por seu pai, Mestre David Ribeiro Telles, a maior referência viva do toureio a cavalo em Portugal. Recebeu muito bem o primeiro toiro da noite de seu nome “Jacinto” com 554 kg. com três ferros compridos e esteve laborioso na ferragem curta. Não deu volta. No quarto da ordem um “Gavião” com 560 kg. com mais alguma mobilidade, mas reservado na mesma, caracteristica similar entre este curro. O cavaleiro aplicou a sua maestria e conseguiu que o seu oponente lhe desse algum jogo.
Pablo Hermoso de Mendoza recebeu o “Grilito” com 518 kg. que deu um bom jogo, Pablo que sente sempre o carinho que o público nutre por si esteve a gosto e demonstrou mais uma vez o porquê de ser considerado a maior figura mundial do rejoneio, ladeou bem ao seu estilo e colocou ferros de boa nota. No quinto da ordem o “Lamperero” com 596 kg. que se revelou muito parado e sem muitas opções o rejoneador não conseguiu brilhar e protagonizou uma lide com pouca história.
Miguel Moura revelou-se provavelmente como a surpresa da noite, recebeu bem sem peões de brega, o “Imbecil” com 536 kg. um toiro voluntarioso que deu para o jovem aplicar o seu toureio, a gosto teve muitos bons momentos com ferros de qualidade e com o público sempre consigo. A fechar protagonizou uma lide de mais a menos com alguns bons detalhes com um toiro com 548 kg. que se acabou cedo demais.
Pelo Grupo de Forcados de Lisboa pegou Gonçalo Maria Gomes pela última vez, fazendo assim uma emotiva despedida com uma boa pega ao primeiro intento. Seguiu-se Daniel Batalha e Manuel Guerreiro que também pegaram ambos de primeira com boas pegas.
Por Évora foram caras Gonçalo Pires que pegou ao segundo intento, Manuel Rovisco á terceira tentativa com uma valente pega e João Pedro Oliveira fechou a noite com uma pega ao primeiro intento.
A Ganadaria Passanha, procedente da Ganadaria da Condessa de “Las Atalayas” e que fixou a sua antiguidade em Madrid (Las Ventas), a 3 de Setembro de 1972 com o encaste Murube-Urquijo. Levou esta noite ao Campo Pequeno um curro bem apresentado, mas que revelou alguma mansidão e uma procura constante de se refugiarem em tábuas o que dificultou a vida dos cavaleiros que assim tiveram de aplicar labor nas suas lides para retirarem o melhor que este curro teve para oferecer.
Sónia Conceição
