Não é que não esperasse de Duarte Pinto uma lide maravilhosa como a que nos deu na corrida do Emigrante do Campo Pequeno, a questão é que foi a conjugação perfeita entre cavaleiro, escolha de montadas e touro e isso é, no fundo, raro de surgir. Duarte Pinto lidou o último Vale Sorraia da noite, desde o primeiro comprido ao último curto com grande qualidade.
Foi uma lide que, habitualmente no Campo Pequeno, por ser a última, costuma não prender tanto o público. Neste caso era impossível não se ficar preso à lide de sortes frontais bem cravadas de alto a baixo e uma alegria contagiante que, neste nível de elegância, vem falta faz à Festa.
Antes deste cavaleiro de dinastia, lidaram Andrés Romero e David Gomes, ambos confirmando alternativa; Rui Salvador, António Brito Paes e Manuel Telles Bastos.
Rui Salvador esteve cheio de ganas e teve uma lide fortíssima, cheia de classe e classicismo com o seu timbre.
Brito Paes esteve bem com o seu oponente de Vale Sorraia, que não transmitia e que retirou à lide a emoção que se impõe, apesar da boa cravagem e bonita brega.
Telles Bastos soube despertar o que de melhor havia no touro difícil que teve pela frente, cravou magistralmente como é crivo deste ginete da Torrinha, mas houve pouca transmissão.
O espanhol Andrés Romero teve uma bonita lide, entusiasmando os tendidos con a sorte gaiola usando o seu abafo como capote para trazer consigo o oponente. Cravou bem e teve uma passagem na capital do toureio muito digna da sua alternativa.
David Gomes esteve impecável na cravagem e fechou com um violino de grande nível. Temos de manter este nome nos cartéis.
As pegas foram efectuadas pelos grupos do Montijo, Moura e Turlock. A primeira da noite foi do Montijo, por João Paulo Damásio à segunda tentativa; seguiu-se Gonçalo Borges, de Moura, à primeira; depois Turlock enviou George Martins que pegou ao primeiro intento. Montijo voltou à arena com João Pedro Suíças, que se fechou à primeira; por Moura pegou Rui Branquinho à terceira; e Turlock encerrou a noite com uma excelente pega à primeira bpor Steve Camboia.
Silvia Del Quema