
Fomos entrevistar o matador de toiros António João Ferreira recem chegado do Canadá onde foi tourear este fim-de semana.
SeS-António acabaste de chegar do Canadá onde foste tourear uma corrida, como foste encontrar a aficion nestas latitudes?AJF-Em primeiro lugar tenho de referir que é um país lindíssimo onde estão cerca de 30 milhões de portugueses com um grande gosto pela festa brava, que nos trataram principescamente e que ficou em nós um grande gosto em querer lá voltar.
SeS-Como te surgiu esta hipótese de ires tourear ao Canadá?
AJF- Fui através do maestro Victor Mendes, que confiou em mim para representar o toureio a pé neste país, como deve calcular estou-lhe muito agradecido por este seu gesto.
SeS- Conta-nos como foram passados estes três dias no Canadá?AJF-Fiquei em casa do Sr. Hélio Leal, onde fui muito bem recebido por toda a sua família, este Sr é quem construiu a praça onde fui tourear e considero que é de louvar a sua aficion em querer implementar corridas mistas neste País.
Estas pessoas embora vivam longe de Portugal, querem manter vivas as tradições, hábitos e costumes, enfim a cultura da sua terra natal.
SeS-E a corrida propriamente dita?
AJF-Em primeiro lugar quero salientar a presença de público, que esgotou a praça.
As duas actuações foram importantes, mas a mim o que mais me sensibilizou foi ter visto o público sair feliz e com vontade de voltar a ver uma corrida de toiros.
