Coruche foi casa cheia na simbólica corrida de toiros de 17 de Agosto, feriado municipal e ponto alto das festas de Nossa Senhora do Castelo.
A data não podia ser melhor para cumprir o objectivo de homenagear postumamente Mestre David Ribeiro Telles. E o cartel correspondia ao acto: António Ribeiro Telles, Manuel Telles Bastos e João Ribeiro Telles, além do cavaleiro amador António Ribeiro Telles que lidou um novilho da ganadaria Ribeiro Telles, enquanto o restante curro foi de Pinto Barreiros.
António Ribeiro Telles esteve clássico e poderoso sobre ambos toiros que lidou nesta tarde quente junto ao Sorraia. Mas foi no seu segundo Pinto Barreiros, que deu mais jogo, que se ligou e mostrou a raça da Torrinha.
Manuel Telles Bastos esteve em grande, teve a cravagem mais homogénea da tarde, num ritmo agradável que trouxe toureio de gabarito.
João Ribeiro Telles brilhou no primeiro touro que teve pela frente, desfrutando e dando muito a desfrutar à praça. E com o segundo mostrou poderio e toreria num estilo de base da Torrinha, mas com a sua assinatura.
O filho de António Ribeiro Telles apresentou-se na praça da sua terra com ferros de bom tom e grande à vontade para os cravar.
Porém, o destaque desta tarde foi o sentimento que todos e em especial a família sentiram com o descerrar do relevo de um perfil do Mestre David, no lugar onde sempre se posicionava, no sector 6, no burladero à direita da porta dos cavalos.
Mas para os forcados, uma encerrona do grupo de Coruche, foi uma tarde de Pinto Barreiros, com pegas duras e ásperas, consumadas com a valentia que conhecemos ao grupo, agora capitaneado por António Macedo Tomás.
Silvia del Quema
