Se há gente, que gosta de ajudar, são os aficionados e mais uma prova disso mesmo, foi o festival taurino em Alcochete, que decorreu com casa quase cheia, a favor do Grupo Desportivo de Alcochete.
Abriu a tarde, toureando o primeiro novilho da ganadaria José Pereira Palha, António Ribeiro Telles, que passou por Alcochete, um pouco mais discreto do que nos tem acostumados, mas ainda assim, executando uma lide com bons momentos, optando principalmente por sortes frontais.
Gilberto Filipe, com uma lide em crescente, culminou com um violino muito aplaudido.
João Ribeiro Telles, foi o cavaleiro que apresentou uma prestação que em termos globais, mais agradável. Foi bastante aplaudido pelo seu 5º curto, o qual foi eximiamente cravado ao estribo, numa sorte frontal; porém também entusiasmou tendidos, quando optou pelas batidas ao pitón contrario.
Sobre a atuação de Francisco Palha, este iniciou com muita garra, numa bonita sorte gaiola mas tirando essa sorte, a lide dada ao novilho foi de baixa nota.
Luís Rouxinol Júnior, que substituiu o seu pai, devido a uma lesão, obteve uma atuação meritosa, porém para obter a perfeição, era desejado aumento do temple impresso na lide.
António Prates foi o cavaleiro que mais aplausos merecidos, conseguiu do público, através das sortes bem marcadas ao pitón contrário. Deixou vontade de o voltarmos a ver tourear.
Mara Pimenta, conseguiu entrar e alegrar a tarde/noite, que estava a priori, condicionada por ser a sétima cavaleira tourear. Correta na execução das sortes nos curtos, terminando a atuação com um ferro de palmo.
Sendo as pegas em número impar, Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, optou por realizar quatro pegas, as quais tiveram como forcados de cara João Dinis, João Maria Pinto, Vítor Marques a consumarem na primeira tentativa e Manuel Teixeira Duarte à segunda.
O Aposento da Moita foi o Grupo de Forcados que completou o cartel, com André Silva a consumar à segunda tentativa, Diogo Gromicho e Manuel Queiroz, ambos à primeira tentativa.
Dirigiu este festival, Lara Gregório de Oliveira.
Sónia Batista
