O Montijo recebeu na sua praça central, junto à Igreja, a primeira eliminatória do Concurso Vem Tourear. Muito mais do que um concurso, porque o espírito de competição não tem relevância, esta é a oportunidade que se criou para os jovens sentirem o que é ser-se toureiro, e nesta primeira eliminatória estiveram presentes as escolas do Montijo, da Azambuja e a Academia do Campo Pequeno, além de participantes individuais.
Aqui foram seleccionados jovens em dois escalões, nomeadamente: dos 6 aos 13 anos e dos 14 aos 18 anos. Os jovens exibiram-se ante uma boa moldura humana nas categorias de Capote, Bandarilhas e Muleta, sendo que cada um deles só podia passar numa das categorias.
A eliminatória irá decorrer no dia 18 de Abril, no Campo Pequeno, onde os seleccionados irão apresentar-se na categoria em que foram eleitos pelo prestigiado júri, composto pelo Maestro Mário Coelho, que preside o painel, o matador Nuno Casquinha, elemento residente do painel, e o bandarilheiro do Montijo, Luís Peixinho, convidado para esta eliminatória.
As próximas eliminatórias, com a participação de outras escolas, decorrerão no dia 6 de Abril, na Chamusca, e no dia 7 de Abril em Alter do Chão.
Sílvia Del Quema
