
De 25 a 27 de Fevereiro de 2011, realizou-se pela quarta vez consecutiva o IV Encontro Internacional de Escolas Taurinas, organizado pela Fundação João Alberto Faria, Tertúlia “O Piriquita” e Sociedade Campo pequeno S.A. com o apoio da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.
Na sexta-feira, com o sol a brilhar nas verdes encostas da vila de Arruda, lidaram-se reses das Ganadarias de Rui Gonçalves e de Conde Cabral.
Foi um dia rico de ensinamentos e experiências, onde a qualidade das bezerras permitiu aos alunos mostrarem as qualidades e o toureio que levam dentro.
Pelas 22 horas, na Sede da tertúlia “O Piriquita”, o Coronel José Henriques tomou a palavra, falando de “ La Hora del Duende”. Uma vez mais o Coronel José Henriques proporcionou a todos os alunos e aficionados uma noite memorável, fazendo uma palestra de grande nível, carregada de entusiasmo, sensibilidade e muita “Torería”. Nesta noite participaram também os Maestros José António Campuzano; Luís Reina e “Tinin”
No sábado lidaram-se 12 bezerras de Pinto Barreiros e São Torcato, onde os alunos proporcionaram grandes momentos de toureio.
À noite, no Auditório Municipal de Arruda dos Vinhos, houve uma conferência com o tema “ A Lide” o Coronel José Henriques foi o moderador e estiveram presentes os Maestros José António Campuzano; Luís Reina; Rui bento Vazques “Tinin” e Ignacio Lopez da Fundação El Juli. Esta noite também ficará para a história, pela qualidade do debate e importância de todos os intervenientes.
No domingo o dia foi inteiramente passado em Lisboa, na Praça de Toiros do Campo Pequeno.
De manha os alunos tiverem a oportunidade de tourear de salão na arena Lisboeta e assistiram à apresentação da Futura Academia de Toureio de Lisboa.
A Tarde começou com a entrega dos Galardões Campo Pequeno referentes à temporada 2010.
Às 16H30 da tarde começou a Aula Pratica de Toureio, com 6 novilhos da ganadaria de São Torcato. O valor, a arte e sentimento que todos os alunos demonstraram, proporcionaram ao muito público presente uma tarde de bastante interesse taurino, terminando assim este evento com uma jornada de enorme êxito.
De certo que ficará para sempre na memória destes rapazes, o dia em que puderam demonstrar todo o seu toureio na importante Praça de Toiros do Campo Pequeno.
Obrigado a todos os que tornaram possível a concretização deste IV Encontro de Escolas Taurinas.
Gostaríamos de agradecer também a todos os órgãos de comunicação social que colaboraram na promoção deste evento.
É com o sentimento de missão cumprida que os objectivos deste curso foram totalmente alcançados: Promover a cultura taurina e apoiar os jovens portugueses na concretização dos seus sonhos.
O nosso maior desejo, neste novo ano que se inicia, é “reanimar” a Festa, contagiando todos com uma energia cativante e positiva, fazendo acreditar que é possível com a ajuda e tolerância de todos, dignificar e enriquecer uma manifestação cultural que é de todos e para todos.
É urgente “fazer” para que a festa se faça “sentir”!
E Viva a Festa! Vivam os aficionados! Viva o Toiro!
