A poucos dias de iniciar a sua temporada taurina, fomos falar com o matador de toiros Manuel Dias Gomes sobre o festival de Mourão e sobre a sua carreira.
Manuel mais antes de mais faz-nos uma retroespectiva da tua temporada de 2017.
A temporada de 2017 foi a minha segunda temporada completa como matador de toiros e considero-a como uma temporada de aprendizagem, de evolução e de confirmação. Iniciou-se com actuações em determinados festivais taurinos com especial destaque para o festival Bullfest e o festival da rádio Campanário em Vila Viçosa seguindo-se com triunfos em corridas como as da Figueira da Foz, Tomar, Aldeia da Ponte e Campo Pequeno. Sendo que o importante triunfo no Campo Pequeno , ao lado de Juan José Padilla, marcou a temporada de 2017 de Manuel Dias Gomes.
Mais um ano começas a temporada bem cedo, este ano num cartel de figuras, que sentes em relação a isso?
Sim, dia 4 de Fevereiro em Mourão. Um cartel muito completo, compartir cartel com algumas figuras de Espanha vai-me dar a oportunidade de medir-me com eles. Sinceramente, é em cartéis como este, pelo menos para mim, que ambiciono tourear.
Irás tourear um novilho/toiro da ganadaria de Murteira Grave, fale-nos um pouco sobre esta ganadaria.
Uma ganadaria histórica e uma das melhores da cabana brava portuguesa. A ganadaria mais regular dos últimos anos em Portugal, pois tem tido toiros extraordinários tanto para o toureio a cavalo como para o toureio a pé. Com Murteira Grave posso dizer que já há uma grande empatia e grandes triunfos.

Mudaste de apoderado, este ano és representado por Niño de Leganes, em Espanha, onde cada vez é mais dificil abrir portas, será este ano que irás ter a tua oportunidade do outro lado da fronteira?
A minha carreira passou a ser dirigida por Niño de Leganés em Setembro de 2017. Uma nova etapa no meu percurso que estou a viver com muita ilusão. Estou à procura e à espera dessa oportunidade para poder demonstrar tudo o que levo dentro e que poderão contar comigo para a temporada em Espanha, sobretudo pela minha confirmação de alternativa na Monumental de Las Ventas.
Para quem o nunca te viu tourear como defines o seu toureio?
Não quero ter uma definição, quero ser um toureio que seja reconhecido por ter vários registos.
É para isso que treino todos os dias sempre tendo como referência os princípios do toureio, nos quais destaco: temple, profundidade e colocação, quase nada.
Além de Mourão que outros espectáculos já tens agendados para esta temporada?
De momento, não tenho confirmado outros espectáculos para esta temporada.

