MOITA 16/9/2015
A segunda da Moita foi a novilhada dos mais jovens, que decorreu sob o mesmo clima de chuva que o dia anterior.
Nem isso demoveu as promitentes figuras de se «arrimar» e mostrar o seu valor em potência.
Lidaram-se reses de diferentes ganadarias que apresentaram distintos caracteres mas em geral a cumprir e a dar jogo.
Diogo Oliveira abriu praça, representando em singelo o toureio a cavalo.
Lidou um oponente de Ascensão Vaz que cumpriu e lhe permitiu recriar-se numa lide prolongada na ferragem curta. Andou solvente e cumpriu a ordem com correcção.
Alfonso Cadaval, a representar a escola de toureio de Sevilha, mostrou-se seguro de capote desenhando bonitas verónicas com que recebeu o exemplar da ganadaria de Rio Frio.
Vários pormenores de bom estilo ficaram na retina, frente a um novilho com recorrido que, no entanto, nunca se entregou. Faltou, quiçá, alguma profundidade, mas o resultado foi muito positivo.
João Martins, deu motivos de orgulho à Escola de Toureio de Vila Franca de Xira, que representa. Arriscando, de joelhos na recepção com o capote, andou arrimadíssimo no tércio de bandarilhas e escutou música à primeira tanda com a muleta. Embora se desligasse com facilidade, o exemplar de Ascensão Vaz transmitia o suficiente para que o jovem arriscasse e exibisse a variedade de recursos e sortes.
Frente a um oponente de Falé Filipe, o jovem Sérgio Gonçalves tinha especial responsabilidade por lidar na «sua casa», já que representa a escola de toureio da Moita. Apresentou boas maneiras no capote e muleta, tendo-lhe corrido menos bem o tércio de bandarilhas, que é um dos ex-libris da sua escola.
Sério Nunes teve menos sorte com o novilho de José Palha que lidou em quinto da ordem. O jovem da Academia de Toureio do Campo Pequeno, esteve soberbo nas bandarilhas mas faltou-lhe jogo do oponente para se recriar como mostrou desejar, ainda assim.
Da escola taurina da Moita, finalizou o espectáculo a única figura feminina da tarde – Paula Santos mostrou muita disposição e entrega e andou solvente, conseguindo registar com boa nota a sua passagem pela Moita do Ribatejo.
Sara Teles
