A corrida Correio da Manhã foi agendada na celebração do 12º aniversário da reabertura do Campo Pequeno e foi um verdadeiro cartel de luxo, que justificou a sala quase cheia da primeira praça do País; António Ribeiro Telles, Pablo Hermoso de Mendoza e João Moura Caetano. Os touros de Ribeiro Telles e as pegas a cargo dos grupos de Lisboa e Coruche.
O curro não ajudou a triunfos, mas permitiu alguns momentos de grande toureio, protagonizados inevitavelmente por Pablo. O ginete espanhol teve uma lide interessante no seu primeiro touro desta nocturna, mas foi com o seu segundo touro que nos deu os momentos desejados e esperados. Uma cravagem imaculada e arte equestre no seu expoente máximo.
Contudo, António Ribeiro Telles esmerou-se no primeiro – e pior – touro da noite e mostrou que a sabedoria aliada à coragem faz maravilha, em sesgos de risco e uma lide a pisar os terrenos do toiro, retraído. Com o seu segundo touro da noite, voltou a ter um oponente complicado e voltou a dar tudo por tudo, brindando o público com uma harmoniosa e clássica lide, muito mais ligada do que a primeira e com uma presença taurina irrefutável.
João Moura Caetano também teve um primeiro touro difícil, que lhe permitiu uma lide custosa de obter, foi no segundo e último da noite que o cavaleiro alentejano singrou. Esteve muito por cima do touro, arrancou bons momentos e, sobretudo, nos seus últimos três ferros – o último deles pedido pelo público – que se destacou, com uma brega seguida de cravagem de um nível extraordinários.
Para os forcados esta foi uma noite dura, em particular com a última pega, a cargo do grupo de Coruche, que encontrou no touro lidado por Moura Caetano um oponente de derrotes fortes, arremessos imponentes e desvios irreparáveis, um deles a rastrear o forcado na penúltima tentativa… Foram quatro os elementos do grupo, incluindo o Cabo José Macedo Tomás, que tiveram de ser socorridos, sendo que o forcado que primeiro foi à cara, Miguel Raposo passou a noite no hospital. João Laranjinho e Fernando Ferreira também foram socorridos na enfermaria do Campo Pequeno na sequência das tentativas de pega, sendo que o touro ficou pegado em termos difíceis ao sexto intento, por António Tomás.
A primeira pega da noite foi das jaquetas de Lisboa, consumada à primeira por Martim Lopes; de seguida, por Coruche, Miguel Ribeiro Lopes também se fechou com o touro à primeira; Duarte Mira, por Lisboa, voltou a pegar ao primeiro intento; bem como João Ferreira de Coruche na pega seguinte. Já João Varanda, dos Amadores de Lisboa, consumou ao segundo intento.
Sílvia Del Quema
