É já dia 3 de Novembro que inaugura uma das Feiras mais castiças, afamadas e típicas de Portugal. Como se fosse escapar a alguém menos atento, mas ainda assim, sim, a Feira Nacional do Cavalo, Golegã, onde mais?
Desde o tempo onde esta terra era apenas um lugar, assim denominado por em tempos idos, por lá se ter estabelecido uma mulher natural da Galiza com uma estalagem (Venda da Galega, Golega, por aí), até á sua elevação a Vila em 1534, sempre foi afamada pelos seus solos férteis. Mais não é preciso dizer para justificar por estas terras, o estabelecimento de agricultores e criadores de cavalos, e com isto se traça a sina de uma terra (é aqui que se localizam as mais prestigiadas antigas coudelarias de cavalo Lusitano do Mundo).
Em 1571, tem início a actual Feira de São Martinho da Golegã, desde aí, a feira toma um importante cariz competitivo, realizando-se concursos hípicos e diversas competições de raças. Hoje também Feira Nacional do Cavalo e Feira Internacional do Cavalo Lusitano.
A partir daqui, não há muito mais a dizer, esta é a Capital do Cavalo, o centro do seu Universo! Aqui se apresentam todos os criadores, se fazem negócios, se apresentam os melhores puro-sangue, enfim, toda uma “Meca”, única no mundo! O único lugar no País onde se pode observar todo o espectaculo equestre, provas, um sem fim de actividades ( Horseball, Saltos, Atrelagem, Exibições, Baile da Jaqueta, Bênção dos Romeiros, etc.)
Convenhamos, o Largo do Arneiro, rodeado por “casetas” de coudelarias, torna-se o centro nevrálgico, o umbigo de toda a Festa! Durante uma semana, não só se celebra com actividades desportivas ligadas ao cavalo, mas também com um desfile contínuo de cavaleiros e amazonas montados, trajados a rigor (Traje á Portuguesa), mantendo a tradição, história e identidade, e que bom é celebrar tudo isso em ambiente de festa!
Sejam curiosos, sejam negociantes, sejam turistas, todos se rendem a este ambiente mágico, desde os vendedores de artigos equestres, das tasquinhas em garagens e quintais, do cheiro da castanha assada, e da música ambiente… Ah, e aqui não pode nunca faltar nem que seja um copo de água-pé!
O programa da Feira começa sempre de manhã, segue pelo dia fora com actividades, terminando á noite. Mas a Feira continua “pela noite dentro”, fora do programa oficial, com bares, (cavaleiros alinhados á entrada, só mesmo nestes ambientes..), discotecas, tascas, um ambiente imperdível até manhã….
E a somar a tudo isto, a este evento sempre grandioso, a certeza de reencontrar amizades, Há ambiente melhor? Não, não há…
Encontramo-nos por lá, de 3 a 12 de Novembro, todos á Golegã!

