Mais do que uma corrida de touros, a corrida do Correio da Manhã no Campo Pequeno foi a homenagem a Joaquim Bastinhas. E pouco mais importante seria alguma coisa nesta noite, do que ver o seu filho Marcos Bastinhas sair pela porta grande da primeira praça do País, que tantas vezes acarinhou o toureio de seu pai.
Marcos compartilhou cartel com duas grandes figuras, João Moura e, a pé, Cayetano Rivera Ordoñez. Esteviram ante touros de Varela Crujo e as pegas foram executadas pelos grupos de Portalegre e Amadores da Chamusca. A casa esteve pouco mais de meia.
A porta grande abriu-se para tirar em ombros Marcos, que esteve emocionado toda a noite. As suas lides traduziram essa emoção em tauromaquia de nível e o público acarinhou o Bastinhas através de Bastinhas!
João Moura teve um primeiro touro complicado, a quem deu a volta sem momentos triunfais, mas com o seu segundo conseguiu grandes ferros.
Marcos teve duas lides a transmitir muito, dando duas voltas no seu primeiro touro, ficando praticamente garantida a porta grande, que se confirmou após uma grande lide ao seu último hastado da noite que lhe deu outras duas voltas.
Ordoñez esteve menos luzido no seu primeiro touro, que não se ligou com ele e a lide ficou aquém do desejado. No entanto, o que faltou no primeiro, conseguiu bastamente no segundo, tendo apresentado bonitos passes de muleta e uma boa tanda no capote, deixando boa memória ao Campo Pequeno.
Para as pegas foram à cara, por Portalegre, Ricardo Almeida, que se fechou à segunda tentativa; pelos Amadores da Chamusca foi Francisco Borges, também à segunda; João Fragoso, dos Amadores de Portalegre, também pegou ao segundo intento; e Bernardo Borges, pela Chamusca, fechou-se à primeira tentativa.
Sílvia Del Quema
