Por Pedro Barrona
Praça de Toiros da Nazaré 08-09-2011
Director: António dos SantosVeterinário: José Manuel LourençoCavaleiros: Joaquim Bastinhas, Rui Fernandes, Tiago CarreirasForcados: GFA Aposento do Barrete Verde de Alcochete, GFA Chamusca, GFA Aposento da Chamusca
Ganadaria: Manuel Vinhas
Foi com quase praça á cunha que o sítio da Nazaré recebeu mais uma corrida televisionada, onde os triunfadores foram os Forcados Amadores da Chamusca, que arrecadaram o prémio em disputa para a melhor pega e Rui Fernandes que rubricou duas lides de altíssimo nível.
Abriu praça Joaquim Bastinhas com um toiro de 530Kg de peso, contagiou o público com a sua exuberância e alegria, esteve bem dentro do seu estilo, bem na brega e também no sítio de cravagem, não podendo faltar o famoso par de bandarilhas e um ferro de palmo. No seu segundo um toiro de 505Kg mais sério que prometia muito mas com o decorrer da lide foi de mais a menos, talvez devido a uma aparente deficiência física.
Rui Fernandes merece sem dúvida o título de triunfador da corrida. Perante um toiro de 490Kg e o segundo com 535Kg de peso. Bregando muito bem, escolhendo bem os terrenos, toureando com verdade, ferros de frente, batidas ao píton contrário, digamos que nas duas lides foi um recital de bem tourear terminando o segundo toiro com um par de bandarilhas. Rui Fernandes está numa forma invejável provando mais uma vez ser o triunfador máximo da temporada.
Tiago Carreiras com um toiro de 545Kg esteve determinado e com vontade como é seu timbre mas o seu primeiro toiro em nada ajudou, nada a registar. No segundo de 510Kg, a música foi outra, o animal era mais complicado mas Tiago Carreiras usou e abusou da ajuda do Quirino (e bem) que deu a volta ao texto, com bons ferros, trouxe emoção á lide chegando assim às bancadas
Em relação á forcadagem três grupos em competição, pelo prémio da melhor pega.
Abre praça o jovem Diogo Amaro do GFA Aposento do Barrete Verde de Alcochete, que soube mandar na investida do toiro, reuniu de forma perfeita e executou uma rija pega.
O segundo toiro pertenceu ao GFA da Chamusca, pegou Nuno Luís á primeira tentativa. Uma boa pega em que o forcado da cara esteve muito bem e o grupo coeso a ajudar. Pega esta que viria a ganhar o troféu em disputa e também o lugar aos Amadores da Chamusca de pegar na Praça de Toiros do Campo Pequeno na corrida de gala á antiga Portuguesa no próximo dia 29 de Setembro.
O terceiro exemplar de Manuel Vinhas coube em sorte ao GFA Aposento da Chamusca, que pegou á primeira sem dificuldades, foi cara Bruno Rodrigues.
Já na segunda parte da corrida, novamente em praça o GFA Aposento do Barrete Verde de Alcochete para a cara Diogo Timóteo. Nas duas primeiras tentativas em que o toiro meteu a cara forte, não dando a mínima hipótese ao forcado. Consumou á terceira tentativa com o grupo a não facilitar.
O GFA da Chamusca por intermédio de Diogo Cruz pegou o quinto da ordem. Depois de uma primeira tentativa em que o forcado sofre um violento derrote não dando hipótese ao mesmo de se fechar, pegou á segunda com o grupo a ajudar bem.
Para pegar o último da corrida o forcado João Salgueiro. Que com um site bastante vistoso alegrou a vista ao toiro que se arrancou com uma nobre investida. Após duas tentativas vistosas pegou á terceira.
Os toiros pertencentes á Ganadaria Mário Vinhas, saíram bem apresentados, com idade e emprestaram emoção á corrida.
Nota negativa para o público que no momento das pegas se “manifestava” de uma forma pouco ortodoxa, batendo palmas e fazendo diversos ruídos.
