Um curro difícil de se lhe dar a volta nas lides a cavalo e complicado de se pegar, dando luta ao grupo de Amadores de Santarém, que estiveram de encerrona na tradicional corrida do 10 de Junho em santarém.
António Ribeiro Telles teve dois dos touros mais reservados da tarde, o primeiro foi mesmo o mais manso, tendo o cavaleiro da Torrinha usado o seu saber para dar-lhe a volta e ficar por cima, contudo, não houve transmissão suficiente para se ligar uma lide que foi, apesar de tudo, elegante e com boa cravagem, a volta foi autorizada, mas Telles optou, acertadamente, por não a fazer. Foi com o seu segundo touro, também do ferro de Sommer d’ Andrade, que nos deu o melhor momento da tarde, um ferro exímio, o antepenúltimo, cravado ao estribo, após impressionante colocação do touro e um cite ao píton contrário, ficou na memória.
Luís Rouxinol celebrou neste dia, 10 de junho, os seus 32 anos de alternativa, tomada, precisamente na Celestino Graça. Mas não teve a festa merecida com os que lhe couberam em sorte. O primeiro foi um touro de ferro Sommer e o seu segundo um Canas Vigoroux. Com o primeiro, esteve forte na cravagem comprida e sentiu a pouca transmissão do touro, pelo que se aprimorou na brega dos curtos, ladeando na grande arena e criando uma lide agradável, fechada com um bonito par de bandarilhas e um ferro de palmo de excelente cravagem. Com o Canas, Rouxinol teve um oponente interessante, saiu muito solto e ele cravou o primeiro ferro, sem peões de brega, bem nos médios, aproveitando a força da sua saída do touril. Foi uma lide com o touro a vir de mais a menos rapidamente, que ele fechou com um palmito de bom tom.
Salgueiro da Costa teve na sua primeira lide a lide do triunfo da corrida. Foi de mais a mais, sempre por cima do touro, com cravagens de excelente nível e adornando toda a lide de forma a criar um elo entre sortes com a assinatura da sua tauromaquia. Está num ponto de crescendo, o cavaleiro da Valada. Com o último da tarde, João Salgueiro da Costa esteve outra vez grande nos curtos, com excelentes cravagem e brega, apesar de ter um touro com que se ligou menos.
O grupo de santarém teve, por ordem de lide, na cara do touro o cabo, João Grave, que se fechou ao quinto intento; Salvador Ribeiro de Almeida consumou à primeira tentativa; Lourenço Ribeiro fechou-se com o seu touro à segunda; António Taurino executou a melhor pega da tarde ao primeiro intento, dando duas voltas merecidas à arena; Francisco Graciosa pegou à primeira tentativa; tal como aconteceu com Ruben Giovetti que fechou praça.
Sílvia Del Quema
