
João Salgueiro aceitou desde o primeiro momento o convite feito pelo Clube Taurino do Agrupamento de Escolas do Concelho de Alter do Chão, para visitar os estabelecimentos de ensino e conviver com os aficionados que semanalmente (quinta feira) se reúnem para falarem de tauromaquia. Foi um Salgueiro divertido, irreverente e de elevado sentido de humor, que esteve presente no dia 9 em Alter do Chão. No espaço das bibliotecas escolares deste Agrupamento de escolas, falou-se de tauromaquia, recuando ao tempo de Mestre João Branco Núncio, para explicar o inicio do toureio moderno, até à actualidade em que se toureia encurtando terrenos, lidando muitas vezes no limiar do perigo, mas faltando por vezes alguma ponta de emoção, porque os touros não a transmitem. Foram observadas lides do cavaleiro convidado, nomeadamente no Campo Pequeno e em Santarém, as quais serviram de mote para o debate que se seguiu. Plateia bastante entusiasmada, que aguentou o diálogo com o cavaleiro de uma forma muito interessante.
O trabalho de casa estava feito, pois os alunos além das várias perguntas que colocaram trouxeram alguns trabalhos elaborados por eles em torno da temática taurina e que ofertaram ao cavaleiro.
Salgueiro sentiu-se a gosto, convidou os membros do Clube Taurino a deslocarem-se à sua propriedade para um dia campero, e acredita que face ao excelente momento em que se encontra, e porque confessou gostar de estar presente na corrida do próximo 25 de Abril, para aí poder demonstrar tudo aquilo que falou sobre o toureio frontal.
