Aproveitando a contratação de Francisco Palha para o festival de dia de Fevereiro em Mourão, fomos ao seu encontro, e fizemos-lhe uma mini-entrevista, onde foram abordados vários temas.
Francisco, foste um dos grandes triunfadores da temporada 2017, quais as actuações que mais destacas do ano passado?
Amigo João penso que de todas as actuações podemos tirar coisas boas e coisas menos boas, de todas as actuações guardo sempre algum pormenor.
Como esta a ser preparada a temporada de 2018? Vais fazer mais corridas ou vais manter-te no mesmo número de espectáculos?
A temporada está a ser preparada com muito trabalho, e pouco a pouco!
O interesse é tourear menos e cobrar mais! Mas para isso acontecer é preciso tudo rodar bem e é preciso aparecer cavalos novos, é preciso andar tudo perfeito.
Em relação à tua quadra, vais manter os mesmos cavalos, ou vais apresentar algumas novidades?
Em relação à minha quadra vou manter os mesmos cavalos do ano passado e vão passar a ser integrada por mais 6 ou 7 cavalos novos, que irei apresentar breve.
Com que ganas vens para o festival de Mourão?
O João já me vai conhecendo e sabe que seja Mourão sevilla ou Madrid, a disposição é sempre a mesma, e ser toureiro é o que me faz feliz.

Após vários anos afincado em Puebla del Rio, voltaste em definitivo para Portugal, pensas voltar a fazer campanha em Espanha?
Nada nas nossas vidas é definitivo, não sei o dia de amanhã, sei que morro de saudades de Espanha e da vida que tinha em Espanha, ter a sorte de poder privar 10 anos 24 sobre 24 horas com uma figura do toureio mundial como o Diego Ventura é um privilégio único!
Este ano já tenho algumas corridas faladas para Espanha, não sei como será ainda.
Para terminar, diz-me o cartel com que sonhas poder tourear esta temporada?
Tenho dois ou três cartéis que sonhava tourear esta temporada, tourear um mano-a-mano com o João Ribeiro Telles em Vila Franca de Xira com uma corrida Palha e tourear com o Rui Fernandes e com o Diego Ventura também.

