Hoje na Centenária Praça de Toiros Palha Blanco recebe uma corrida de toiros – concurso de ganadarias – onde o destaque será a presença de seis das mais emblemáticas ganadarias ibéricas.
O peso dos toiros para hoje:
Miura 540 kgs
Dolores Aguirre 670 kgs
Pinto Barreiros 500 Kgs.
Dr António Silva 540 Kgs.
Veja aqui os toiros a concurso.
De salientar que o cartel é composto pelos cavaleiros Rui Salvador, Filipe Gonçalves e Duarte Pinto, estando as pegas a cargo dos forcados amadores de Lisboa e Vila Franca de Xira.
De seguida apresentamos os dados históricos das ganadarias mencionadas bem como os dados dois toiros a lidar.

GANADARIA MIURA
Nome: Reinasolo
Número: 47
Pelagem: Preto Bragado
Nascimento: 15 de Janeiro de 2015
Dados Históricos
Antiguidade: 30 de Abril de 1849
Iniciada em 1842 por Don Juan Miura, através de reses de Antonio Gil, e posteriormente com outro lote grande de vacas de Don José Luis Alvareda, todas elas procedentes de Don Francisco Gallardo.
Nos anos de 1850 e 1852 agregaram-se reses de Doña Jerónima Núñez de Prado, viúva de Cabrera, juntando-se em 1854 sementais de Don José Arias de Saavedra (Vistahermosa).
Após o falecimento de Don Juan, em 1855, passa a ganadaria a anunciar-se em nome de sua esposa, e posteriormente ao seu filho mais velho, Don Antonio Miura, e com a morte deste no ano de 1893, foi o seu irmão Don Eduardo quem assumiu a ganadaria, herdando a mesma decorria o ano de 1917 aos seus filhos Don Antonio e Don José, anunciando-se: “Hijos de Don Eduardo Miura”.
Em finais de 1940, Don Antonio e Don José cedem a ganadaria a seu filho e sobrinho Don Eduardo Miura Fernández. Com o falecimento de Don Eduardo Miura Fernández no ano de 1996, assumem a ganadaria os seus filhos Don Eduardo e Don Antonio Miura, anunciando a ganadaria como “Hijos de Don Eduardo Miura”.
Em 2002 a ganadaria passa a anunciar-se como “Miura”.
Fonte: www.torosbravos.es – Site da Unión de Criados de Toros de Lidia

GANADARIA PALHA
Nome: Pintanegro
Número: 291
Pelagem: Preto
Nascimento: 9 de Setembro de 2014
Dados Históricos
Antiguidade: 04 de Novembro de 1883
Formada em 1848 pelo senhor António José Pereira Palha, passa a anunciar-se no ano de 1875 com o nome de seu filho senhor José Pereira Palha Blanco, com reses de origem portuguesa, e de Concha y Sierra, Miura, Trespalacios e Veragua, lidando pela primera vez em Lisboa decorria o ano de 1854 e em Madrid em 1862.
Em 1937 herdam a ganadaria os netos Francisco e Carlos Van Zeller Palha, que adquirem vacas Pinto Barreiros e sementais de Belmonte e de Domingo Ortega. Posteriormente, a ganadaria é aumentada com um lote de vacas e dois sementais de Isaías y Tulio Vázquez.
Em 1980 passa a ganadaria a seus sobrinhos – Van Zeller Palha Botelho Neves e João Folque de Mendoça – que adquirem sucessivamente vacas e sementais de Oliveiras, Irmãos, três sementais de Torrealta e recentemente um lote de vacas e três sementais de Baltasar Ibán que levam por separado.
Na atualidade a ganadaria é formada com vacas e sementais de duas procedências distintas. A primeira constituída por vacas e sementais de Pinto Barreiros, Don Isaías y Tulio Vázquez e Oliveiras Irmãos cruzados entre si; e a segunda procedência constituída por vacas e sementais de Baltasar Ibán que levam em separado.
Fonte: www.torosbravos.es – Site da Unión de Criados de Toros de Lidia

GANADARIA PINTO BARREIROS
Nome: Silvano
Número: 34
Pelagem: Castanho
Nascimento: 17 de Fevereiro de 2015
Dados Históricos
Antiguidade: 29 de Março de 1931
Formada em Espanha decorria o ano de 1837 por Don José María de Linares y Ceballos, e após sucessivas heranças e vendas, passou a Don Antonio Guerra, que com a sua morte em 1925 a sua esposa vendeu ao senhor José Lacerda Pinto Barreiros, que eliminou as reses adquiridas comprando seguidamente a Gamero Cívico, antes Parladé, e a Don Félix Suárez, procedente de Conde de Santa Coloma, vacas e um semental de Conde de la Corte.
Em 1964 e por falecimento de Don José Lacerda Pinto Barreiros, passa a anunciar-se com o nome “Pinto Barreiros”, propriedade da Sociedade Agrícola Quinta da Condessa.
Em 2004 é adquirida pela Sociedade Agropecuária São Torcato, Lda.
Fonte: www.torosbravos.es – Site da Unión de Criados de Toros de Lidia

GANADARIA DOLORES AGUIRRE
Nome: Caracorta
Número: 16
Pelagem: Negro Mulato, Chorreado, Bragado, Corrido
Nascimento: 4 de Dezembro de 2013
Dados Históricos
Antiguidade: 20 de Maio de 1974
Em 1946 adquiriu esta ganadaria Don José Castellano Duque através Don Eustaquio Parrilla. No ano de 1949 a ganadaria foi dividida em dois lotes para seus filhos – Julián e Antonio -, sendo que o lote de António foi vendido a Don Pablo de la Serna Gil, com o ferro e divisas primitivos.
No ano de 1963 a ganadaria foi adquirida por Doña Pilar Fernández Cobaleda, que a anuncia como “Campocerrado”, variando o ferro. Eliminou o anterior e formou-a com reses de Don Atanasio Fernández, sendo que em 1971 fou adquirida pela Condesa de Donadío, que variou o ferro.
Em 1971 adquiriu um lote de vacas de Don Atanasio Fernández, e em 1977 foi vendida a Doña Dolores Aguirre Ybarra. Em 1979, foram adquiridos dois sementais com o ferro de Conde de la Corte com os nomes de “Alí” e “Tamiris”.
Fonte: www.torosbravos.es – Site da Unión de Criados de Toros de Lidia
GANADARIA SALTILLO
Nome: Fabiolo
Número: 37
Pelagem: Cárdeno Escuro, Girón, Calzado, Coletero
Nascimento: 24 de Outubro de 2013
Dados Históricos
Antiguidade: 14 de Julho de 1845
Na segunda metade do século XVIII, o Conde de Vistahermosa forma a sua famosa ganadaria, cuja parte principal passa a Don Salvador Varea no ano de 1805 e de este em 1820 a Don Pedro José Picavea de Lesaca. Posteriormente passa a sua esposa e desta a seu filho Don José Picavea de Lesaca.
Em 1845 a ganadaria é adquirida por Don Antonio Rueda de Quintanilla, Marqués de Saltillo, sendo que no ano de 1880 passa a sua esposa Doña Francisca Osborne e desta a seu filho, que detém o mesmo nome de seu pai. Após o falecimento deste, decorria o ano de 1918, a ganadaria é vendida a Don Félix Moreno Ardanuy, passando no ano de 1960 a ser comandada por seu filho Don Félix Moreno de la Cova, que a partir de 1969 a anuncia como “La Vega”.
Desde 1978 passa a denominar-se “Saltillo”, sendo que os filhos de Don Félix Monreno de la Cova – Félix e Enrique Moreno de la Cova Mestre -, a parti do ano de 2000 a agregam à sociedade ganadera Saltillo SL.
Esta ganadaria é a base de grandes e famosas ganadarias de Espanha, como Marqués de Albaserrada (Victorinos), Santa Coloma (Buendía), assim como do México, como “Piedras Negras” e “San Mateo”.
No ano de 2013 D. José Joaquín Moreno de Silva compra o ferro e la ganadaria anunciando-a como ‘Saltillo’.
Fonte: www.torosbravos.es – Site da Unión de Criados de Toros de Lidia

GANADARIA DR ANTÓNIO SILVA
Nome: Baixa Mar
Número: 52
Pelagem: Preto
Nascimento: 26 de Setembro de 2014
Dados Históricos
Antiguidade: 25 de Junho de 1944
Fundada pelo Dr. António Silva na década de trinta, através da aquisição de vacas e sementais Pinto Barreiros, viu o seu efetivo aumentado após a morte do seu titular decorria o ano de 1994, com vacas e sementais de La Cardenilla, provenientes de Juan Domecq e Conde La Corte, com o qual se mantem até aos dias de hoje.
Fonte: Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide

