Porque ainda estamos no primeiro mês do ano, mais que pedir, penso que é sempre importante que se faça um género de balanço do ano que passou, avaliar onde estivemos bem ou menos bem, afinal de contas, alterar números de calendário deveria servir para nos pôr a pensar.
E sim, precisamos de nos “aficionar” mais, se bem que por vezes dá vontade de mandar tudo ás urtigas, mas pensemos nisto tudo como um bem maior que nós próprios!
E emojis porque sou para lá de moderna e todos, mas todos, inevitavelmente, hoje em dia, usamos e já nos afeiçoamos a eles (vulgo bonequinhos amarelos carregados de expressões utilizados em tudo o que é smartphone, e entre os quais vergonhosamente não há nenhum de um toiro!).
Detesto contabilidade, associo sempre a coisas más, talvez por a minha relação com esta ciência se reduzir a esporádicos e:mails que recebo da contabilista com guias e mais guias para pagar impostos sem fim.
Mas vamos só fazer um género de balanço, assim como quem não quer a coisa:
- Bustos aos Maestros José Júlio e Mário Coelho – um grande viva para isto, reconhecer vidas e percursos é sempre bom! (emoji a com taça de campeão).
- Homenagens a Mestre Bastinhas, Fernando Quintela, mas perdemos os enormes Chibanga e Emílio – Mais uma vez, acho que estivemos bem, devidamente homenageados, se bem que nunca será suficiente…
- Por cá e por nuestros hermanos, terminam programas de rádio, (O histórico jornalista e crítico taurino espanhol Manuel Molés viu o seu programa “Los Toros” na rádio Cadena SER, ter fim ao fim de 49 anos) – a coisa está a apertar de fininho como tanta vez mencionei, e é triste, são bocadinhos da História, de nós, que vão ficando pelo caminho. (emoji assustado).
- Nova empresa em Santarém – haja sangue novo e ideias e estratégias novas, e que funcionam! Uma salva de palmas!
- Entregas de Prémios e Galas, apenas acontecem por teimosia de alguns que não se deixam ficar pelo marasmo – adoro teimosos, aqueles que teimam por conviccções, sem eles tudo isto já teria terminado. E que dizer dos outros? Vamos lá, um dos sentimentos mais mesquinhos e incapacitantes, é a inveja. Normalmente, estes, não fazem, ou nem tentam, mas adoram boicotar e dizer mal de quem faz.. Só faz mal á saúde, acreditem em mim! Ah, se de todas as vacinas milagrosas que desejo que sejam inventadas, a da inveja é uma delas!
- Dia da Tauromaquia no Campo Pequeno – até podem por defeitos, porque sempre existirá quem ponha a tudo, mas vá lá pessoas, num todo, é de louvar!
- Actividades como “vem tourear” – sai mais um “bravo” para esta mesa! (inserir emoji a bater palmas)
- Alguns dos nossos a vingarem lá fora e pouco ou nada reconhecidos por cá – não entendo como alguns teimam em ignorar o sucesso dos outros, acho muito feio, até a roçar o mesquinho e pouco nobre, qualidades ou a falta delas, que deveriam estar fora da tauromaquia!
- Ministrinha-da-pseudo-cultura – Esta criatura deu-nos algumas dores de cabeça, e dali não sai! O exemplo vivo da falta de tudo, educação, respeito, dignidade, enfim, esta leva com um emoji daqueles verdes, a conter o vómito!
- Tricas e trocas e baldrocas- está difícil entendermos que parvoíces não nos levam a lado nenhum, antes pelo contrário, desgastam forças altamente necessárias para fazer o bem!
- Mais pseudo manifestações de antis ás portas das praças- problema, eles organizam-se muito melhor, mesmo que não sejam muitos fazem mossa por outros meios.
- Meninas a dirigir corridas – urra!! Fico particularmente feliz, nem tanto por serem meninas, mas por entrar sangue novo! Espero sinceramente, que levem a tarefa muito a sério e que honrem os lugares, que aguentem as dores de cabeça que eu não tive coragem para ter e que me fez não querer ser Directora.
- Quanto ao Campo Pequeno – apanhámos um valente susto, e agora resta inserir emoji de mãozinhas unidas em jeito de reza e aguardar.
- Alteração da idade mínima para crianças e história da subida do IVA – voltamos ás dores de cabeça… e isto não tem parança á vista, ou é pela idade, ou por isto ou por aquilo.
- Petições – já aqui falei do fracasso das nossas petições em comparação por exemplo com uma simples “Petição Contra o Abate do Pitbull “Zico” e de todos os outros “Zicos””, coisa que nem discuto o tema, mas tem mais de 85.000 assinantes.. enfim..
- Concentração do Mundo Rural – Bravo, bravo, bravo! Mais pessoas destas por favor, anónimas, isentas, sem qualquer interesse económico, capazes de mobilizar tanta gente! E de louvar todos os profissionais que compareceram! Muita coisa está pior, mas esta está melhor, o espevitar!
- Corridas com mais espectadores – que maravilha, tendo em conta alguns preços exorbitantes e uma contínua insistência em fazer corridas nos mesmos dias e nas mesmíssimas áreas geográficas (acontecimentos que não entendo, mas de gestora de corridas tenho zero), para aqui vai o emoji com confetes!
Por certo, alguns acontecimentos escaparam ou deixei escapar propositadamente, pelo que, não é necessário crucificarem-me já já..
Ainda assim, é preciso sermos ainda mais aficionados, ir mais, estar mais, lutar mais e não ficar apenas de braços cruzados e esperar graciosamente, que saia uma foto nossa numa corrida qualquer.
E neste novo ano taurino, com ou sem emojis á mistura, aficionem-se mais, vá lá… Bom Ano!
(emoji coraçãozinho altamente fofinho).
Ester Tereno