Foi na noite de 29 de Janeiro, pelas 20 horas locais (menos 4h e30m que em Portugal continental) que se deu início ao Festival Taurino de beneficiencia a favor “de la Escuela Taurina de San Cristóbal” na Praça de Toiros da mesma cidade venezuelana.
Os 6 toiros pertenciam à divisa Colombiana de “El Capiro Son Son” e foram lidados pelo cavaleiro Filipe Gonçalves (o Furação do Algarve) , juntamente com os rejoneadores Andrés Chica ( Colombiano) e Pedro Abril ( Venezuela).
Pela primeira vez em San Cristóbal, viu-se a actuação de um grupo de forcados, levando a arte de pegar toiros além fronteiras. Esta tarefa coube ao Grupo de Forcados Amadores de São Manços, que, uma vez mais, mostraram o porquê de ser um grupo com notoriedade e valor no meio taurino.
Com três pegas consumadas à primeira tentativa pelos forcados José Capela ao segundo da ordem ( a dobrar o forcado Manuel Vieira), Jorge Valadas ao quarto toiro e Arménio Reis ao sexto e último da corrida. As três restantes foram consumadas ao segundo intento, abrindo praça o forcado Pedro Galhardo; João Fortunato a fechar a primeira parte e Pedro Fonseca ao quinto toiro.
Terminou assim, a atuação do GFASM na Venezuela, com nota positiva e dever cumprido. Um bem haja a estes valentes que elevaram e dignificaram uma vez mais a figura do forcado amador, motivados pela garra e valentia que lhes é característica, envergando a honra da ramagem dos Amadores de São Manços.
As rápidas melhoras ao forcado Manuel Vieira.
Denise Coelho