No ano de 2011 estabeleceu-se definitivamente o projecto Tauromaquia-Unesco, que pretende seja a Tauromaquia integrada na Lista do Património Cultural Imaterial daquela organização das Nações Unidas. Nesse sentido, muitas foram as autoridades locais dos oito Países Taurinos da Europa e América do Sul que já declararam a Tauromaquia património cultural imaterial a nível municipal.
Portugal não deve, nem pode, alhear-se deste movimento global que, baseando-se numa Convenção de Direito Internacional, é a forma mais eficaz de promover a Festa e de a defender de tendências proibicionistas.
Com esse objectivo em mente, representantes da PRÓTOIRO – Federação Portuguesa das Associações Taurinas, deslocaram-se a Madrid no passado dia 13 de Dezembro e aí assinaram um protocolo de colaboração com a Coordenadora Internacional para a Tauromaquia, gestora de todo o processo. Com a presença de representantes de várias instituições de Espanha e da América do Sul, serviu esse encontro para lançar as bases de uma colaboração formal e permanente que permitirá a Portugal integrar-se neste projecto, que agora é global, de defesa da Festa dos Toiros.
No final desse encontro ficou patente a satisfação de todos os intervenientes, bem como a certeza de que o ano de 2012 será determinante neste caminho, que é de todos, e que visa defender a Festa dos Toiros e, sobretudo, a Liberdade.
