Não estava cheia, mas os cerca de ¾ preenchidos das bancadas de Vila Franca De Xira tiveram ambiente, até porque o ‘primeiro’ dia de sol quente depois de tantas tardes anuladas e adiadas ajudava a isso.
O que também ajudou foi o imponente curro de toiros de Canas Vigoroux, de apresentação acima da média e que mereceu o reconhecimento das bancadas ao longo da tarde. Apesar disso o curro não foi fácil de comportamento e complicou as funções dos cavaleiros.
Luís Rouxinol abriu praça. Teve pela frente o primeiro ‘imponente’ e logo nos compridos conseguiu mostrar a emoção que os 610kg acusavam. Consentiu para reunir com acerto e rematar com alegria levando o toiro na garupa pelas tábuas. Nos curtos, empenhou-se em manter nos médios este reservado e pouco empregue, para onde apontou os holofotes e fez o palco da lide.
Na segunda parte da corrida parou o coração de Vila Franca, que só retomou numa explosão! Numa porta gaiola das mais duras, com o toiro a hesitar e partir depois a galope para o cavalo, Rouxinol cravou ao estribo, um ferro daqueles que não se esquecem nunca mais. Depois pisou os terrenos e andou sempre na cara do toiro, sacando bons ferros numa lide exemplar e sólida ao bem apresentado jabonero de 595kg.
Manuel Telles Bastos não pôde lidar o anunciado de 560kg que lhe coube em sorteio. Com problemas de locomoção, o toiro recolheu aos curros e trocou a ordem, para sair o anunciado para quinto. Com 670kg, este toiro andou sempre reservado e obrigou o cavaleiro a meter-se nos terrenos. Na sua escola clássica cumpriu quer nos compridos quer nos curtos.
Ao sobrero, que foi, talvez, o toiro de comportamento mais fácil desta tarde, Telles Bastos deu uma lide ortodoxa e correcta com ferros de frente e ao estribo como manda a escola da Torrinha!
Salgueiro da Costa não teve sorte com o lote e teve uma passagem muito apagada por Vila Franca de Xira. Na primeira parte da corrida, frente ao oponente de 585kg encontrou dificuldades mas conseguiu resolver com ferros com batidas ao piton contrário pouco ortodoxas. Na segunda parte e a fechar a tarde, o jovem Salgueiro não se entendeu com o invulgarmente bonito toiro de Canas Vigoroux com anunciados 650kg. Não conseguiu bregar o toiro e com este quase sempre parado, cravou apenas os indispensáveis para fechar a lide, donde saiu visivelmente contrariado.
As pegas da tarde sucediam-se em silêncios invioláveis na bancada cada vez que os forcados saltavam à teia. Os momentos mais emocionantes acabaram mesmo por se viver neste capítulo.
Pelos Amadores de Lisboa, que pegaram os três primeiros toiros da tarde, foram caras: Pedro Maria Gomes à quarta tentativa, quase de comboio (única maneira de travar o comboio em que empurra e entrava pelo grupo), Gonçalo Maria Gomes, à segunda tentativa e Pedro Gil à terceira.
Por Vila Franca de Xira consumaram importantes pegas de caras à primeira tentativa Pedro Castelo e Márcio Graça e de cernelha João Maria e Carlos Silva. Sagraram-se justos triunfadores da corrida.
S. C.
