A apresentação da temporada de 2019 no Campo Pequeno sobressaiu a baixa de preços, mesmo depois da polémica do IVA nos espectáculos – que aumentou e depois voltou a baixar – numa temporada com menos uma corrida do que a do ano anterior, mas com cartéis que em nada defraudam os abonados ou a afición em geral.
Como novidades teremos algumas ganadarias a estrearem-se na primeira praça do País, e uma grande figura do toureio a pé marcará presença depois de ter já estado anunciado e ter sido substituído devido a uma lesão: Cayetano Riviera Ordoñez.
Importante também foi o crescimento que houve em 2018, houve mais 13,2% de público na temporada anterior. Se pensarmos que no festival do Dia da Tauromaquia a casa esteve praticamente cheia, é num tom bastante positivo que arranca a temporada de 2019.
Assim, podemos agendar 10 corridas de Abono, onde reveremos as “ganadarias históricas”, como se lhes referiu Rui Bento: Drº António Silva, que celebra o 75º aniversário, tal como outra que marcará presença este ano no Campo Pequeno, a Murteira Grave. Outras ganadarias a pisar a arena lisboeta serão Calejo Pires, Eng. Jorge de Carvalho (que se estreia nesta praça), Varela Crujo, Passanha, Pinto Barreiros, Romão Tenório…
As datas a marcar serão, nesta primeira parte: 11 de Abril arranca a temporada, com o cartel composto por António Ribeiro Telles, Rui Fernandes e Duarte Pinto, pegam Montemor (que festeja os seus 80 anos durante 2019) e Vila Franca de Xira touros de Dr. António Silva; a 16 de Maio, um grande cartel com Luís Rouxinol, Pablo Hermoso de Mendoza, João Moura Júnior, para touros de Romão Tenório e pegas a cargo de Lisboa e Évora.
A 18 de Maio, um sábado, teremos a descoberta de novos valores com a novilhada cujos novilheiros apenas sabemos que constará Diego Peseiro e a cavalo teremos Mara Pimenta, Soraia Costa e Joaquim Brito Paes. Já a 6 de Junho realiza-se a única corrida mista com uma figura de Espanha, Cayetano Rivera Ordoñez, estando ainda em cartel João Moura e Marcos Bastinhas, ante Varelas Crujo e pegas a cargo de Portalegre e Amadores da Chamusca.
Outro cartel que vale a pena mencionar será a 11 de Julho, com Ana Batista, Filipe Gonçalves, Tiago Pamplona, Manuel Telles Bastos, Miguel Moura e Salgueiro da Costa. Touros de Eng. Jorge Carvalho, a primeira vez que os veremos nesta praça, pegados por grupos dos Açores: Tertúlia Tauromáquica Terceirense e Ramo Grande.
A 25 de Julho mais figuras jovens a dar provas: João Ribeiro Telles, Francisco Palha e Luís Rouxinol Júnior, ante Murteiras Grave e com pegas a cargo de Santarém e Coruche.
Desta data em diante não há mais cartéis fechados, mas sabemos que a 8 de Agosto Rui Salvador celebrará os 35 anos de alternativa numa corrida mista de Calejo Pires, mais uma estreia no Campo Pequeno. E a 5 de Setembro, o filho de Pablo, Guillermo Hermoso de Mendoza apresentar-se na primeira praça do toureio equestre mundial. Já no dia 27 do mesmo mês, celebra-se os 75 anos dos Forcados de Lisboa, com uma encerrona e a temporada fechará a 10 de Outubro com a tradicional corrida de gala, num cartel composto pelas figuras que maior destaque tenham ao longo de 2019.
Sílvia Del Quema
