O alcalde do Ayuntamiento de Olivenza, Manuel J. Gónzalez Andrade, apresentou na sede da Diputación de Badajoz, o Programa de Actividades, para a Feria del Toro, organizada em colaboração com a empresa Ruedo de Olivenza.
Esta feira realiza-se entre 5 e 8 de março.
Acompanhado pelo vice-presidente e deputado provincial da Área de Cooperação Internacional e Tauromaquia, Ramón Ropero, e pelo conselheiro do Turismo, Acção Cultural e Cidanania, José Manuel López, o alcalde de Olivenza destacou que “este año la Feria del Toro cumple 30 años y queremos celebrarlo por todo lo alto”.
Neste sentido, manifestou que o própio Ayuntamiento “hemos considerado que reunimos los requisitos para que esta fiesta pueda ser declarada Fiesta de Interés Turístico Nacional, por lo que en el Pleno, celebrado ayer, se aprobó el inicio de este expediente para que sea la Junta de Extremadura la que solicite al Gobierno de España la citada declaración”.
Além disso, agradeceu o apoio público mostrado por parte da Diputación de Badajoz a este respeito.
As actividades começam dia de 5 de março, com a inauguração, previsto para as 11:30, que será apresentado pelo crítico taurino de ABC, Rosario Pérez, e em que estarão presentes além do alcalde del Ayuntamiento de Olivenza, Manuel José González, o presidente da Diputación de Badajoz, Miguel Ángel Gallardo, e o presidente da Junta de Extremadura, Guillermo Fernández Vara.
Posteriormente, se procederá á inauguração da exposição “Toros y Toreros” de José A. Martín- Maestro Hernández.
E pela tarde, poderá disfrutar-se de uma exibição de Toureio de Salão por parte dos alunos da Escola de Tauromaquia e uma palestra em que que se falará sobre a importância da Escola.
Pelas 20:00 horas, o escritor e periodista Paco Aguado será o encarregado de conduzir a conferência “Homenaje 100 años Joselito El Gallo”.
Sexta, 6 de março, começará a jornada com o I Foro Desayuno da Feria d Toro de Olivenza “Presente y futuro de la Fiesta de los Toros”, dirigido por Manuel Molés, que terá lugar nos salões do Hotel Heredero. Continuará a manhã com a apresentação da Agenda Taurina 2020 “Homenaje a Olivenza”.
Depois da novilhada concurso de ganaderías, realiza-se pelas 21:00 horas, a homenagem ao Doctor Val-Carreres, que será apresentada e dirigida pelo matador de toiros, Roberto Domínguez.
Como nas edições anteriores, no sábado pelas 14:00 horas terá lugar o encontro da prensa no Ayuntamiento de Olivenza, durante o qual se entregará o Prémio da Prensa “Fernando Masedo” que, nesta primera edição, será entregue ao periodista Juan Bazaga.
Antes, está previsto a apresentação dos libros “El aventorero. Entre “Agujetas” y “Badila”” e “Olivenza, Capital del Toro”.
Pela tarde, a partir de las 17:30 haverá corrida de toiros, com toiros de Garcigrande para Enrique Ponce, Antonio Ferrera e El Juli.
A jornada termina com a entrega dos Prémios Feria del Toro 2019; Melhor novilheiro para João Silva “Juanito”; Melhor faena para Antonio Ferrera; Triunfador da Feria para Julián López “El Juli” e Melhor ganadería para Zalduendo.
O último día desta Feria del Toro de Olivenza 2020 terá o seu início pelas 12:00h com outro festejo taurino, mano a mano entre Emilio de Justo e Ginés Marín, com toiros de Victoriano del Río.
Continuará com diversas actividades na tenda de exposições e pelas 17:30h, festejo com Morante de la Puebla, José María Manzanares e Pablo Aguado, con toros de Zalduendo.